Topo

Alunos protestam em frente à Cásper Líbero contra demissão de professor

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 19h41

Cerca de 40 alunos da Faculdade Cásper Líbero protestaram nesta sexta-feira (16) na escadaria em frente à faculdade, na avenida Paulista, contra a demissão do professor Edson Flosi, considerada "arbitrária". Eles também apoiam a saída do professor Caio Tulio Costa, que solicitou dispensa em solidariedade.

A Faculdade Cásper Líbero, tradicional instituição de ensino de comunicação no Brasil, demitiu o professor Edson Flosi, que estava de licença por conta de um câncer, mas continuou exercendo as funções de assessoria da diretoria da instituição.

O professor Caio Tulio Costa pediu demissão nesta semana, em solidariedade ao colega. Em carta enviada à instituição, Caio afirma que não se sente bem em trabalhar em um local que toma tal atitude. “Incapacitado de dar aulas, mas apto a prestar os serviços que vinha executando de assessoria e orientação, tanto de forma remota quanto presencial, ele foi desligado mesmo estando doente como está”, diz.

Para Juliana Kalil Gragnani, 20, aluna do 3º ano jornalismo da faculdade, a fundação demitiu o professor arbitrariamente. “Achamos que foi desumano e sentimos vergonha de uma instituição que faz isso”, afirma. “O objetivo não é fazer bagunça, é chamar a atenção pra nossa causa”, falando sobre o fato de protestarem e quererem uma posição da faculdade.

Além do posicionamento do professor Caio Tulio contra a demissão do colega, ele elenca outras reclamações sobre a universidade. “As outras razões são muitas e, entre elas, faço questão de dizer que me surpreenderam a redução do salário dos professores orientadores de TCCs [Trabalhos de Conclusão de Curso]; a quantidade de alunos espremidos em salas despreparadas para receber quase 60 deles nos cursos matinais do quarto ano de jornalismo”, entre outras.

O estudante de publicidade e propaganda, Rodolfo de Almeida Correia, 19, do 3º ano diz que os alunos estavam querendo que as outras coisas viessem à tona. “A mensalidade foi aumentando e a gente não vê melhoria na faculdade em nenhum ponto, nada de novo. O ar condicionado é péssimo, pouquíssimas salas têm datashow. Os computadores são péssimos e os laboratórios também”, conta.

Outro lado

A instituição fala que os alunos estão aproveitando o momento em relação à demissão do professor Flosi para se manifestar. “Em relação a infraestrutura, estamos num prédio na avenida Paulista, é um prédio antigo, está aqui desde os anos 70, não é moderno, mas temos condições de ter aula normalmente. Os ajustes estão sendo feitos conforme calendário de reajustes”, conta Marcelo Henrique Rodrigues, da assessoria. A instituição, em nota, afirma que reconhece o mérito do trabalho desenvolvido pelo professor Edson Flosi, durante sua permanência na Instituição, mas que seu desligamento foi feito nos termos da lei.

29 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Alvaro Barros Medeiros Lima

Minha TOTAL SOLIDARIEDADE AO COLEGA PROFESSSOR

Almir Santana

Sinto por tal instituição descartar um docente nessa situação (um a pessoa de 71 anos e com câncer), percebo que no Brasil as Universidades e Faculdades estão agindo como empresas que querem mais clientes e tratam os funcionários como um simples número! #Indignado!


publicidade