Topo

Alunos protestam em frente à Cásper Líbero contra demissão de professor

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 19h41

Cerca de 40 alunos da Faculdade Cásper Líbero protestaram nesta sexta-feira (16) na escadaria em frente à faculdade, na avenida Paulista, contra a demissão do professor Edson Flosi, considerada "arbitrária". Eles também apoiam a saída do professor Caio Tulio Costa, que solicitou dispensa em solidariedade.

A Faculdade Cásper Líbero, tradicional instituição de ensino de comunicação no Brasil, demitiu o professor Edson Flosi, que estava de licença por conta de um câncer, mas continuou exercendo as funções de assessoria da diretoria da instituição.

O professor Caio Tulio Costa pediu demissão nesta semana, em solidariedade ao colega. Em carta enviada à instituição, Caio afirma que não se sente bem em trabalhar em um local que toma tal atitude. “Incapacitado de dar aulas, mas apto a prestar os serviços que vinha executando de assessoria e orientação, tanto de forma remota quanto presencial, ele foi desligado mesmo estando doente como está”, diz.

Para Juliana Kalil Gragnani, 20, aluna do 3º ano jornalismo da faculdade, a fundação demitiu o professor arbitrariamente. “Achamos que foi desumano e sentimos vergonha de uma instituição que faz isso”, afirma. “O objetivo não é fazer bagunça, é chamar a atenção pra nossa causa”, falando sobre o fato de protestarem e quererem uma posição da faculdade.

Além do posicionamento do professor Caio Tulio contra a demissão do colega, ele elenca outras reclamações sobre a universidade. “As outras razões são muitas e, entre elas, faço questão de dizer que me surpreenderam a redução do salário dos professores orientadores de TCCs [Trabalhos de Conclusão de Curso]; a quantidade de alunos espremidos em salas despreparadas para receber quase 60 deles nos cursos matinais do quarto ano de jornalismo”, entre outras.

O estudante de publicidade e propaganda, Rodolfo de Almeida Correia, 19, do 3º ano diz que os alunos estavam querendo que as outras coisas viessem à tona. “A mensalidade foi aumentando e a gente não vê melhoria na faculdade em nenhum ponto, nada de novo. O ar condicionado é péssimo, pouquíssimas salas têm datashow. Os computadores são péssimos e os laboratórios também”, conta.

Outro lado

A instituição fala que os alunos estão aproveitando o momento em relação à demissão do professor Flosi para se manifestar. “Em relação a infraestrutura, estamos num prédio na avenida Paulista, é um prédio antigo, está aqui desde os anos 70, não é moderno, mas temos condições de ter aula normalmente. Os ajustes estão sendo feitos conforme calendário de reajustes”, conta Marcelo Henrique Rodrigues, da assessoria. A instituição, em nota, afirma que reconhece o mérito do trabalho desenvolvido pelo professor Edson Flosi, durante sua permanência na Instituição, mas que seu desligamento foi feito nos termos da lei.