Topo

Professores da UFSCar decidem encerrar a greve nos três campi da instituição

Do UOL, em São Paulo

06/08/2012 18h37

Os professores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, decidiram encerrar a greve na instituição durante assembleia realizada nesta segunda-feira (6). Segundo Luiz Carlos Gomide, diretor da ADUFSCar (Associação de Docentes da UFSCar), a reitoria da universidade já foi comunicada da decisão e cabe à ela organizar um calendário de retorno. A greve na UFSCar começou no dia 18 de junho. 

"O fato dos professores voltarem não faz as aulas voltarem necessariamente, pois parte das atividades depende dos técnicos e funcionários em geral que ainda estão em greve", afirmou Gomide. Os servidores técnico-administrativos têm uma reunião marcada com o Ministério do Planejamento nesta segunda. 

A assembleia de hoje contou com a participação de 53 professores dos três campi: Araras, Sorocaba e São Carlos. Foram 43 votos favoráveis ao encerramento da greve, quatro contrários e seis abstenções. "A assembleia está referendando o resultado do plebiscito realizado com cerca de 400 professores que indicou a saída da greve após o acordo com o governo", disse Gomide.  

A ADUFSCar é filiada ao Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), única entidade que assinou o acordo com o governo federal. O Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e a Condsef (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) se recusaram a ratificar o acordo e pretendem continuar com a greve.

Outras decisões 

Os professores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), da UFSCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) de Porto Alegre e da Restinga também decidiram encerrar a paralisação nesta segunda. O sindicato dos docentes dessas instituições é filiado ao Proifes. 

Já na UFG (Universidade Federal de Goiás), também filiada ao Proifes, e na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), vinculada ao Andes, os professores aprovaram a continuidade da greve. Os docentes da Federal de São Paulo também pedem a reabertura das negociações.