Bolsistas da Gama Filho e UniverCidade podem ingressar nas vagas do Prouni
Com a alteração no processo de transferência assistida, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (21), os estudantes bolsistas da UGF (Universidade Gama Filho) e UniverCidade (Centro Universitário da Cidade), descredenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) na dia 13 de janeiro, poderão ingressar nas vagas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos).
LEIA MAIS
- TJ-RJ diz que Galileo não pode colocar aluno em cadastro de inadimplentes
- MEC descredencia Universidade Gama Filho e UniverCidade
- Descredenciamento de universidades é decisão arbitrária, diz Galileo
- Alunos da Gama Filho vão para Brasília protestar contra descredenciamento
- Descredenciamento de Gama Filho e UniverCidade afeta 9,5 mil alunos no RJ
- Galileo pede "paciência" a alunos da Gama Filho e da UniverCidade
Para participar, os alunos devem atender aos requisitos socioeconômicos exigidos pelo programa, como ter renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.
A portaria normativa que altera a política de transferência assistida é válida para qualquer instituição de ensino que tenha sido descredenciada pelo MEC.
Nesta semana, o MEC vai abrir edital para instituições de ensino interessadas em receber os alunos das universidades descredenciadas. De acordo com o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Jorge Messias, o edital vai priorizar as universidades que oferecerem valores de mensalidades próximos aos que os estudantes pagavam. Também terá prioridade a que apresentar maior aproveitamento dos estudos para garantir a formação dentro do prazo.
Entenda o caso
No último dia 13, o MEC informou que iria descredenciar a Universidade Gama Filho e a UniverCidade. Segundo a pasta, os motivos foram a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior.
Após a decisão de descredenciar as duas unidades, o MEC informou que os alunos das duas instituições seriam todos transferidos.
As polêmicas que envolvem as instituições de ensino começaram em 2012, quando o MEC instaurou um processo de supervisão a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira relacionadas ao início da gestão do grupo Galileo.
Estudantes presos
Estudantes que estavam acampados desde a semana passada no gramado do Congresso Nacional, em frente ao Palácio do Planalto, foram presos nessa segunda-feira (20) pela Polícia Legislativa do Senado. Eles defendiam a federalização da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, e não atenderam aos pedidos de desocupação da área.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.