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Inep divulga notas médias dos candidatos no Enem 2014

13.jan.2014 - O presidente do Inep, José Francisco Soares, o ministro da Educação, Cid Gomes, e o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, divulgam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 - Wilson Dias/Agência Brasil
13.jan.2014 - O presidente do Inep, José Francisco Soares, o ministro da Educação, Cid Gomes, e o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, divulgam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

13/01/2015 15h24Atualizada em 13/01/2015 16h20

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça-feira (13) as notas médias das provas dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014. As médias dos inscritos no exame foi 546,5 nas provas de ciências humanas; 482,2 em ciências da natureza; 507,9 em linguagens e códigos; e 473,5 em matemática.

O Instituto também apresentou a variação das notas (mínima e máxima) nas áreas avaliadas pelo Enem. Esses resultados servem como parâmetro para o inscrito saber se foi bem na prova.Veja abaixo:

  • Ciências humanas: mínima de 324,8 pontos e máxima de 862,1
  • Ciências da natureza: mínima de 330,6 pontos e máxima de 876,4
  • Linguagens e códigos: mínima de 306,2 pontos e máxima 814,2
  • Matemática: mínima de 318,5 e máxima 973,6

Redação

Do total de candidatos, 250 obtiveram a nota máxima (1.000) na redação. O Inep também informou que 35.719 participantes tiveram notas entre 901 e 999. Na última avaliação, 529.373 inscritos tiveram nota zero na redação.

O exame também certifica inscritos para o ensino médio. Segundo o Inep, 67.254 pessoas alcançaram os requisitos mínimos para a obtenção dos certificados no ano de 2014.

As notas individuais do Enem de 2014 serão divulgadas até o fim do dia, informou hoje a assessoria de imprensa do Instituto.

Entenda a nota do Enem

A metodologia utilizada para correção do Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.

Não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.