Topo

Sob orientação de professor, estudante usa música clássica para decorar fórmulas

Jefferson Pereira, 17, que usa música clássica para decorar as fórmulas, e seu amigo Natiel Cerqueira, 17 - Leonardo Martins/UOL
Jefferson Pereira, 17, que usa música clássica para decorar as fórmulas, e seu amigo Natiel Cerqueira, 17 Imagem: Leonardo Martins/UOL

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

12/11/2017 12h23

Se o comum para os estudantes é enfiar a cara nos livros e repetir em voz alta até decorar, Jefferson Pereira, 17, usou de Beethoven a Chopin como método de memorizar as fórmulas para as provas de exatas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Cerca de 6,7 milhões de candidatos devem fazer as provas hoje. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília. Não há tolerância para atrasos, ou seja, ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões. Por isso, a recomendação é chegar ao local de prova com antecedência.

Orientado pelo professor de seu cursinho, Pereira afirma que a música clássica é a melhor maneira que encontrou para estudar porque consegue ficar calmo e concentrado.

"Eu estudo e reviso todas as matérias de exatas escutando música clássica porque eu juro que funciona para mim. O cérebro fica mais calmo, consigo lembrar com facilidade só de pensar no assunto depois. Estou escutando agora, aliás, e estou calmo. Funciona, tá vendo?", brincou Pereira, que faz o Enem pela primeira vez e pretende cursar ciência da computação.

Mesmo assim, Jefferson tem certeza de que, por questão novo agrupamento das provas, as questões estarão dificies e o tempo será o grande inimigo. 

"Eu acho que vai estar muito mais difícil, com certeza. Porque mistura muita coisa de exatas, muita coisa pra pensar. Você faz questoes de física e se cansa, depois, tenta fazer uma de química e também desiste. Quando tenta voltar para a de física você já esqueceu todo o raciocínio", reclamou o estudante. "Ah, vai ser complicado, viu". 

Alem dos dois domingos distinto de aplicado da prova (dias 5 e 12 de novembro), o MEC (Minusterio da Educação) também alterou o agrupamento das matérias em cada dia. 

Anteriormente, o primeiro dia de prova continham qs materias de Matemática e Humanidades; já no segundo dia, Ciências da natureza, Linguagens e a redação. 

Neste ano, no primeiro dia de prova, os estudantes responderam 45 questões de ciências humanas e 45 questões de linguagens, além da redação, cujo tema foi”Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Hoje, terão de encarar 45 questões de matemática e 45 questões de química, física e biologia. 

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 30% dos inscritos não compareceram para fazer a prova e perderam a primeira etapa do Enem. Ao todo, 273 candidatos foram eliminados.

Leia também:

Como foi o primeiro dia:

Professores dão dicas do que esperar e como encarar a 2ª prova

UOL Notícias

Confira abaixo o horário de fechamento dos portões em Estados e cidades que não seguem o horário de Brasília:

  • os portões serão fechados às 10h do horário local no Acre e em 13 municípios da região sudoeste do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga);
  • para os candidatos de RoraimaRondônia demais municípios do Amazonas, a entrada no local de prova será permitida até as 11h do horário local;
  • os portões serão fechados às 12h do horário local para candidatos de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Gabaritos e resultados

O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.

A previsão é de que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.

Veja as regras de segurança que você vai ter que seguir no Enem

UOL Notícias