Topo

Fórmulas e outras dicas para decorar para o 2º dia de provas do Enem 2019

Para a parte mais puramente matemática da prova, não tem jeito: o estudante precisa saber as fórmulas - iSotck
Para a parte mais puramente matemática da prova, não tem jeito: o estudante precisa saber as fórmulas Imagem: iSotck

Jéssica Maes

Colaboração para o UOL

08/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Prova do dia 10 vai avaliar conhecimentos em matemática e ciências da natureza
  • Estudantes terão 5 horas ao todo para resolver 90 questões
  • O tempo médio para a resolução de cada pergunta é de três minutos
  • Lembre-se de guardar meia hora para passar a limpo as respostas no gabarito

Depois de uma maratona de textos na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os candidatos enfrentam as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e de Matemática e Suas Tecnologias no próximo domingo (10). Ao todo, serão 90 questões abordando matemática, química, física e biologia.

Assim como no primeiro dia, uma das maiores dificuldades no Enem é administrar o tempo. Considerando a meia hora necessária para completar o gabarito, o conselho dos professores é que a resolução de cada pergunta deve levar em média três minutos. Por isso, quanto mais afiados estão os conceitos e fórmulas, mais chances o estudante tem de conseguir resolver tudo o que é pedido.

"Além do tempo gasto em cada questão, os participantes devem ficar muito atentos à revisão das contas", indica o coordenador do Grupo Etapa, Marcelo Dias Carvalho. Ele explica que o conteúdo do segundo dia de provas, mesmo que trate de disciplinas bem diferentes, também é bem contextualizado e apresentado, muitas vezes, em situações do dia a dia.

O professor de física Rafael Vilaça, da plataforma Descomplica, concorda. "A prova ainda tem um teor textual, mas não se compara com o primeiro domingo. Nesta segunda etapa, a prioridade [dos textos nas perguntas], principalmente nas ciências da natureza, é conectar com o cotidiano."

Para a parte mais puramente matemática da prova, não tem jeito: o estudante precisa saber as fórmulas. Existem mnemônicos que podem ajudar a decorá-las, mas o melhor jeito de ter tudo fresco na cabeça, aconselha Vilaça, é fazer listas de exercícios para cada uma delas. "Eles não precisam ser complexos, só repetitivos para que o estudante decore as fórmulas."

Matemática

Como 45 questões são dedicadas exclusivamente à matemática, o exame consegue abordar uma grande quantidade de conteúdos. "Tem muita porcentagem, estatística e geometria", enumera Carvalho. Além disso, muitas questões pedem regra de três, razão e proporção, juros, análise combinatória e probabilidade.

Pode parecer muita coisa, mas o mais importante, garante Vilaça, é estar com a matemática básica e a lógica bem treinadas. "Dá para fazer uma boa prova de matemática sem saber grandes fórmulas. Pelo menos metade das questões o aluno consegue fazer usando bom raciocínio e boa matemática básica", diz Vilaça.

Para os docentes, as questões que envolvem probabilidade e análise combinatória tendem a ser as que os candidatos têm maior dificuldade, já que dependem muito de uma interpretação lógica mais cuidadosa.

Confira abaixo as fórmulas matemáticas que precisam estar bem decoradas:

enem formul matematica - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Física

A prova de física pede conteúdos que, na sua maioria, se traduzem facilmente em conceitos cotidianos e menos abstratos, como mecânica, energia, potência, acústica e ótica. "Em física, o Enem não tem trazido nada muito complexo em termos de fórmulas, então o aluno pode se tranquilizar quanto a isso", garante Vilaça.

Segundo o professor do Descomplica, os alunos tendem a achar mais difíceis as questões que trazem gráficos. Mas estas, diz, tendem a ser mais interpretativas. "Em pelo menos uma, o estudante não vai precisar saber algo muito profundo [em termos de teoria] para conseguir responder", afirma.

O conselho é conduzir a prova com calma e tentar não se assustar com questões que pareçam complexas demais e podem, na verdade, ser resolvidas prestando atenção à interpretação das informações contidas no enunciado.

Confira abaixo as fórmulas mais importantes para resolver as questões de física:

Enem Formula de fisica - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Química

Carvalho conta que, nos últimos anos, as questões de química do Enem têm sido menos características ao exame e se aproximado muito daquelas de vestibulares como a Fuvest.

Na avaliação do docente, os candidatos encontram maiores dificuldades em questões que exigem minúcias dos conceitos da química ou que pedem que seja traçada a relação entre aspectos diferentes —como combinar geometria molecular e funções orgânicas em uma só pergunta. "Isso dá trabalho e ele não tem tanto tempo para analisar com mais calma", afirma.

Em química, os tópicos mais abordados são eletroquímica, estequiometria, termoquímica, funções orgânicas e a química do meio ambiente —ou seja, de que forma elementos químicos interagem com a natureza e que fenômenos acontecem devido a estas interações. Desse último ponto fazem parte fenômenos como chuva ácida, aquecimento global e destruição da camada de ozônio.

Biologia

A sessão de biologia vai exigir uma boa capacidade do aluno em fazer correlações dentro de diferentes temas. "A prova de biologia não só é contextualizada, mas às vezes tem também a necessidade do aluno fazer interrelações dentro da questão", diz o coordenador do Etapa. É possível que as questões exijam, por exemplo, que o candidato trace associações entre tabela e figuras.

Os principais temas exigidos, segundo Carvalho, são botânica, ecologia e genética, e as maiores dificuldades normalmente estão nas perguntas que se baseiam em interdisciplinaridades. É o que pode acontecer em questões relacionadas ao meio ambiente e impactos ambientais e ciclos biogeoquímicos, por exemplo. "É uma prova inteligente, que cobra bastante do aluno", opina o docente.