Topo

"Consegui realizar meu sonho", diz estudante do ABC aprovado no ITA

Para estudar, Lucas enfrentava 2h30 de transporte público todos os dias  - Arquivo pessoal
Para estudar, Lucas enfrentava 2h30 de transporte público todos os dias Imagem: Arquivo pessoal

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 04h00

“Depois desse ano de cursinho aqui, qualquer coisa que vier eu vou encarar”. É com essa determinação que Lucas Germano Rischioni, 18, fala sobre sua aprovação no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde vai cursar Engenharia Aeroespacial.

Morador de São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista, o jovem conta que enfrentou uma rotina de estudos “puxada”.

Aluno de um cursinho de São Paulo, onde estudava com bolsa integral, ele diz que chegava a passar duas horas e meia no transporte público todos os dias.

“Eu chegava no cursinho por volta das 6h30 e ficava estudando até as 14h. Então, assistia às aulas das 14h até as 22h”, conta. Um ritmo que, segundo ele, não foi nada fácil de encarar a princípio.

“Com o tempo, os professores e os amigos foram me ajudando e consegui superar essa dificuldade”, explica.

“Nem conhecia o ITA”

Hoje, Lucas comemora a aprovação no ITA e planeja conhecer cada área de pesquisa e atuação com que pode ter contato na universidade. Mas, alguns anos atrás, quando o jovem começou a cursar o ensino médio, a situação era bem diferente.

“Eu nem conhecia o ITA quando entrei no ensino médio. Um amigo meu que queria fazer ITA me contou sobre a instituição. Só então, eu fui pesquisar e vi que era uma das melhores faculdades do Brasil e do mundo também”, explica o jovem, que ironiza: “o único problema é que eu não sabia quão difícil era [o vestibular]”.

No último ano do ensino médio, Lucas tentou o vestibular do ITA, mas não passou. Ele chegou a ser aprovado na AFA (Academia de Força Aérea) e na UFABC (Universidade Federal do ABC) --quase optou pela última, mas resolveu dar mais uma chance ao sonho de entrar no ITA e decidiu fazer um ano de cursinho Poliedro.

“O melhor de tudo isso é saber que todo o esforço realmente valeu a pena. Consegui realizar meu sonho”, conta, animado.

Questionado sobre seus planos para o futuro, ele responde honestamente: “Ainda não me decidi direito. No ITA existem vários núcleos focados em áreas diferentes –um grupo lá que trabalha com a área financeira, outro dá aulas em cursinho popular. O plano é tentar conhecer um pouquinho de cada”.