Topo

Presidiário de 25 anos ganha medalha de bronze na Olimpíada da Matemática

Diego Henrique da Silva Alves, preso em Formiga (MG), recebeu medalha de bronze - Divulgação
Diego Henrique da Silva Alves, preso em Formiga (MG), recebeu medalha de bronze Imagem: Divulgação

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

25/08/2016 06h00

Cumprindo pena na Penitenciária de Formiga (MG), Diego Henrique da Silva Alves, 25, recebeu nessa terça-feira (23) da direção do presídio medalha de bronze e certificado  pela participação na última edição da Obmep (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas), realizada em 2015. A premiação garantiu ao jovem uma vaga para a segunda etapa da Obmep, que tem início no próximo dia 16.

“Agora, depois de ter de estudar muito para rever as coisas que tinha aprendido e esqueci, só penso em aprender mais”, afirmou Alves, por e-mail, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, responsável pela administração dos presídios no Estado.

O jovem explicou que, no começo de 2015, cumprindo a pena, entendeu que “não podia perder mais tempo na vida”: matriculou-se na Escola Estadual Professora Maria Aparecida de Rezende, que funciona dentro da unidade prisional, e tornou-se um aluno assíduo e dedicado. Após 12 meses de estudos, veio a premiação.

Alves havia abandonado os estudos na adolescência, no 7º período do ensino fundamental, quando começou a praticar crimes. Preso e condenado, ele voltou a estudar somente após estar cumprindo pena. “Eu me descuidei dos estudos, embora sempre tenha tido um desempenho razoável”, diz Alves.

Ele lembra que as notas 9,9 em matemática, que recebia dos professores no período em que cursava o fundamental, antes de ser preso, “voltou a fazer sentido” para ele, com a premiação da medalha de bronze. “Estou muito feliz e, agora, só que aprender mais”, afirmou.

Alves terá a remissão -- uma espécie de desconto --, na pena que terá de cumprir, na proporção de um dia descontado da condenação a cada 12 horas de estudos.

Questionada sobre o crime e a pena de Alves, a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais disse que não informa o crime e o tempo de condenação dos presos. Procurada pelo UOL, a Vara de Execuções de Formiga também não forneceu essas informações até a publicação desta matéria.