Topo

Uerj aplica vestibular neste domingo para mais de 40 mil inscritos

Denny Cesare/Código 19/Folhapress
Imagem: Denny Cesare/Código 19/Folhapress

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL

29/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Segunda fase da Uerj acontece neste domingo de manhã
  • Redação e livro Vidas Secas serão analisados no exame
  • Consulte provas anteriores para estudar e veja outras dicas

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) irá aplicar, neste domingo (1º), a prova que seleciona os candidatos aos 65 cursos de graduação da instituição. Ao todo, são 41.500 inscritos.

O UOL reuniu as principais informações sobre o vestibular e ouviu professores que explicam as características da prova.

Qual a data e o horário da prova da Uerj?

  • A prova irá acontecer neste domingo (1º), a partir das 9h
  • O recomendável é que o estudante chegue ao seu local de prova com uma hora de antecedência e que confira o endereço um dia antes
  • A prova dura cinco horas, acabando às 14h
  • Os resultados serão divulgados no dia 19 de dezembro.

Neste domingo é a segunda fase da prova

A Uerj promove dois exames. O primeiro, de qualificação, ocorreu em junho. A segunda prova, chamada de discursiva, tem relação com a carreira que o estudante escolheu.

"Conforme o curso, vai ser uma prova diferente. São questões mais elaboradas, que ele vai desenvolver discursivamente. Mas a redação é igual para todos", explica Gustavo Bernardo Krause, diretor do Departamento de Seleção Acadêmica, responsável pela organização do vestibular.

Krause diz que a prova tem foco na interdisciplinaridade e busca acomodar todo o programa geral do ensino médio. Segundo ele, fazer provas de anos anteriores é fundamental para entender a dinâmica do exame.

Segundo Rafael Vilaça, professor do Descomplica, a segunda fase da prova não é tão profundamente conteudista como a da segunda fase da Fuvest, da USP (Universidade de São Paulo), e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

"A prova da Uerj não costuma cobrar assuntos que são rodapé de livro. Ela flutua sobre temas bem conhecidos e trabalhados", afirma Vilaça.

Consulte as provas de anos anteriores

Prova de 2018

Prova de 2017

Prova de 2016

Prova de 2015

Como estudar sobre o livro que será tema da redação?

De acordo com Krause, uma das principais exigências da prova é a leitura. "Os elementos da prova devem ser lidos. Todos eles se articulam e geram a compreensão necessária para resolver a questão. Não são como provas do Enem, em que é comum os professores dizerem que não precisaria do texto para resolver", doz.

A Uerj, segundo Vilaça, sempre tem um livro que será trabalhado na prova. Por isso, ele recomenda que o candidato não só leia a obra recomendada, mas que também vá a debates que falam sobre ela. "Assim, ele pode ouvir os assuntos que podem cair em potencial e se rechear de bons argumentos e teses", disse.

Segundo Krause, a redação é feita a partir de um tema polêmico levantado por um livro de literatura previamente anunciado. "Neste ano é Vidas Secas. Na prova, vai ser possível discutir o tema do romance. Mas, há mais de 20 anos, temos formulado questões que têm várias possibilidades de resposta", afirma.

O professor afirma que não é preciso que o estudante tenha a mesma visão sobre aquele tema que a banca avaliadora tem. "Ele pode falar tanto a favor como pode escolher uma posição contrária. A ideia é que ele vai escrever melhor se ele escrever o que realmente quer escrever", diz.

Há cotas na Uerj?

É possível que o candidato ingresse na Uerj por meio de uma cota social. A universidade oferece 45% de suas vagas para cotistas.

Caso as vagas não sejam preenchidas, elas são direcionados aos candidatos não cotistas.

Enem

A Uerj não usa a nota do Enem para o ingresso na universidade.