Topo

Resultado do Sisu do segundo semestre é divulgado nesta terça

Sisu do segundo semestre oferta mais de 51 mil vagas em cursos presenciais e a distância - Reprodução
Sisu do segundo semestre oferta mais de 51 mil vagas em cursos presenciais e a distância Imagem: Reprodução

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

14/07/2020 00h01

O MEC (Ministério da Educação) divulgou hoje o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre. As listas de aprovados e de espera podem ser consultadas no site do Sisu.

Nesta edição, o Sisu disponibiliza mais de 51 mil vagas para cursos presenciais e a distância ofertados por instituições públicas de ensino superior de todo o país.

As inscrições foram encerradas na sexta-feira (10). Segundo o MEC, o sistema contabilizou mais de 814 mil inscrições feitas por mais de 424 mil candidatos —cada aluno pode escolher até duas opções de curso.

O Sisu utiliza o desempenho obtido na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de seleção dos candidatos. Além de terem feito o exame no ano passado, os interessados não podem ter zerado a prova de redação.

Quem fez o Enem na condição de treineiro (isto é, sem ter concluído o ensino médio) não pode participar do programa.

Lista de espera

Candidatos que não forem aprovados em nenhuma das suas duas opções de curso na chamada regular do Sisu podem participar da lista de espera.

Mas atenção: essa participação não acontece de forma automática. O candidato deve manifestar seu interesse em participar da lista de espera no site do Sisu, entre os dias 14 e 21 de julho.

A convocação dos candidatos em lista de espera terá início a partir de 24 de julho. Essa etapa fica a cargo das próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição em que tiverem manifestado interesse.

Confira todas as datas do Sisu:

  • Inscrições: 7 de julho até 23h59 de 10 de julho
  • Resultados: 14 de julho
  • Matrícula: 16 a 21 de julho
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 14 a 21 de julho
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 24 de julho