Topo

Cotia volta atrás e adia atividades nas escolas públicas para 2021

Nenhuma escola pública localizada em Cotia será reaberta em 2020 - Rodolfo Santos/Getty Images/iStockphoto
Nenhuma escola pública localizada em Cotia será reaberta em 2020 Imagem: Rodolfo Santos/Getty Images/iStockphoto

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

08/09/2020 15h12

A Prefeitura de Cotia, município da região metropolitana de São Paulo, voltou atrás e decidiu não permitir a abertura de nenhuma escola pública localizada na cidade antes de 2021. As escolas particulares, por outro lado, podem realizar atividades presenciais desde que apresentem protocolos para a reabertura —o que, segundo a administração municipal, ainda não aconteceu.

O prefeito Rogério Franco (PSD) já havia estabelecido que as escolas municipais de Cotia devem permanecer apenas com o ensino remoto no ano letivo de 2020.

Por meio de um decreto, ele havia liberado a reabertura das escolas estaduais que ficam no município a partir desta terça-feira (8). Hoje, no entanto, Franco publicou um novo decreto em que proíbe as escolas estaduais localizadas na cidade de realizarem atividades presenciais durante todo o ano letivo de 2020.

Escolas públicas e particulares do estado de São Paulo podem reabrir as portas para a realização de atividades presenciais de reforço e acolhimento dos estudantes a partir de hoje. A abertura é opcional e condicionada a regras ligadas ao Plano São Paulo: podem abrir apenas escolas de regiões que estejam há mais de 28 dias na fase amarela do plano de flexibilização da economia no estado.

Apesar do aval do estado, fica a cargo das prefeituras definir se as escolas localizadas no município abrirão ou não. Na sexta-feira (4), a secretaria estadual de Educação informou que 128 dos 645 municípios do estado (cerca de 19,8%) planejavam abrir as escolas em setembro. A secretaria não informou quais cidades compõem a lista e nem os critérios utilizados para chegar a este número.

Decreto tem como base quatro pontos

O texto do decreto publicado hoje pela Prefeitura de Cotia diz que a decisão por suspender o retorno nas escolas estaduais tem como base quatro pontos: a situação do combate à pandemia ainda ser "muito delicada", a retomada das aulas presenciais nas escolas não ter se mostrado "aconselhável" até este momento, o pouco tempo que resta para o final do ano de 2020 e a necessidade de preservação da saúde dos alunos, professores, funcionários e familiares.

Em entrevista à GloboNews, Franco afirmou que a decisão foi tomada por uma questão de saúde.

"Encontramos um contrassenso, por exemplo, na questão da merenda escolar. Volta uma parte dos alunos, mas a estrutura física para a merenda escolar tem que ser a mesma. Então, não está fechando essa conta no nosso município", disse.

Segundo ele, a Prefeitura vai montar um plano com atividades de reforço para o ano que vem, para que os alunos "não percam esse ano de maneira geral".

Escolas particulares

Com a decisão de Franco, nenhuma escola pública localizada em Cotia será reaberta este ano. As escolas particulares, com exceção do ensino infantil, ficam liberadas a retomar as atividades presenciais, desde que tenham um protocolo com regras para a reabertura aprovado pela Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo a Prefeitura, no entanto, nenhuma escola particular havia apresentado este protocolo até a manhã de hoje.

As turmas de ensino infantil devem permanecer fechadas.