Topo

Esse conteúdo é antigo

Ambiente escolar é o mais seguro dentro do mundo pandêmico, diz pediatra

Do UOL, em São Paulo

11/05/2021 09h03Atualizada em 11/05/2021 12h10

A pediatra Ana Escobar defendeu a reabertura de escolas no país, apesar do nível alto de novos casos e mortes por causa da covid-19. Em entrevista ao UOL News na manhã de hoje, a médica afirmou que o ambiente escolar, se respeitados os protocolos sanitários, tem um baixo risco de transmissão da doença para alunos, professores e funcionários.

O ambiente escolar, se tomadas todas as medidas de precaução, é mais seguro dentro do mundo pandêmico, mas não é 100%
Ana Escobar, em entrevista ao UOL News

A pediatra disse, no entanto, que o transporte público ainda é um problema que deve ser considerado na decisão dos governos locais de reabrirem suas escolas. Isso porque a superlotação nos meios de transporte —muitos deles sem janelas— é um ambiente favorável à transmissão do coronavírus.

"O transporte é um ambiente que tem de se tomar muito cuidado. Todos os trabalhadores que estão em atividade também estão no transporte público. Temos de tomar o maior cuidado possível para minimizar os riscos, mas não existe risco zero", declarou.

Sobre o estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que afirma que as crianças têm mais chances de serem infectadas com o coronavírus do que de transmiti-lo a outras pessoas, a pediatra disse que o estudo pode dar mais tranquilidade aos pais na hora de decidir se enviarão os filhos à escola novamente.

"Quando a gente pondera riscos e benefícios [de voltar às aulas], vemos que os benefícios seguem sendo muito maiores", afirmou.