Topo

Esse conteúdo é antigo

Diretor de área responsável pelo Enem deixa cargo no Inep

Fachada do Inep: mudança na diretoria de Avaliação da Educação Básica - Pillar Pedreira/Agência Senado
Fachada do Inep: mudança na diretoria de Avaliação da Educação Básica Imagem: Pillar Pedreira/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 10h39Atualizada em 26/05/2021 10h56

Nomeado no dia 5 de março deste ano como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) Alexandre Gomes da Silva deixou o cargo. A exoneração, a pedido, foi publicada da edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

O cargo de diretor a Educação Básica tem, entre outras atribuições, a coordenação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o maior exame vestibular do país, realizado em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o Inep, Alexandre Gomes deixou o cargo por motivos pessoais. Servidor de carreira do instituto, Anderson Soares Furtado Oliveira assume interinamente o cargo.

Outras atribuições da DAEB (diretoria de Avaliação da Educação Básica) estão na definição e propositura de mecanismos de realização das avaliações da educação básica e apoio aos estados e municípios em projetos de educação básica.

Alexandre Gomes foi nomeado em março para o cargo que era ocupado pelo general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu de covid-19 em janeiro.

Antes de ocupar o cargo, Alexandre Gomes trabalhou como piloto, investigador de acidentes aéreos e oficial de comunicação na Aeronáutica. Ele nunca havia trabalhado antes com educação ou avaliação.

Anderson Oliveira, por sua vez, compõe o quadro de servidores do Inep desde 2013. No Instituto, o pesquisador já ocupou o cargo de gerente de projetos e também foi assessor de Gestão no Gabinete da Presidência. Desde abril ele atuava como coordenador-geral do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).