Diretor de área responsável pelo Enem deixa cargo no Inep
Nomeado no dia 5 de março deste ano como diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o coronel da FAB (Força Aérea Brasileira) Alexandre Gomes da Silva deixou o cargo. A exoneração, a pedido, foi publicada da edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).
O cargo de diretor a Educação Básica tem, entre outras atribuições, a coordenação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o maior exame vestibular do país, realizado em todos os estados e no Distrito Federal.
Segundo o Inep, Alexandre Gomes deixou o cargo por motivos pessoais. Servidor de carreira do instituto, Anderson Soares Furtado Oliveira assume interinamente o cargo.
Outras atribuições da DAEB (diretoria de Avaliação da Educação Básica) estão na definição e propositura de mecanismos de realização das avaliações da educação básica e apoio aos estados e municípios em projetos de educação básica.
Alexandre Gomes foi nomeado em março para o cargo que era ocupado pelo general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu de covid-19 em janeiro.
Antes de ocupar o cargo, Alexandre Gomes trabalhou como piloto, investigador de acidentes aéreos e oficial de comunicação na Aeronáutica. Ele nunca havia trabalhado antes com educação ou avaliação.
Anderson Oliveira, por sua vez, compõe o quadro de servidores do Inep desde 2013. No Instituto, o pesquisador já ocupou o cargo de gerente de projetos e também foi assessor de Gestão no Gabinete da Presidência. Desde abril ele atuava como coordenador-geral do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.