PUBLICIDADE
Topo

Enem

Objetivo faz live sobre os 60 anos do Xingu, tema que pode cair no Enem

Vista aérea do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso - Paulo Whitaker/Reuters
Vista aérea do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/09/2021 16h19

Na quinta (30), às 21h, o Objetivo faz a live "Os 60 Anos do Parque Indígena do Xingu", tema que tem uma grande probabilidade de cair no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tanto pela relevância quanto pela efeméride.

A palestra fica a cargo do professor Tom Carvalho, que é geógrafo e professor no curso e no colégio Objetivo.

Ele vai tratar do assunto de maneira multidisciplinar, com conceitos de geografia, história, atualidades, meio ambiente, biologia e até economia para abarcar várias maneiras com que pode ser pedido na prova.

tom - Divulgação - Divulgação
Tom Carvalho, que é geógrafo e professor no curso e no colégio Objetivo
Imagem: Divulgação

Criado em 1961, com mais de 2 milhões e meio de hectares, 16 etnias e aproximadamente 6.000 pessoas, o Parque Indígena do Xingu está situado no norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição entre os biomas de cerrado e amazônico.

Foi a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, na época sob o comando de Jânio Quadros. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo Darcy Ribeiro.

Carvalho ainda vai abordar outro tema de atualidades, que é o "marco temporal", em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal), que restringe os direitos das populações indígenas ao estipular que só poderiam ser demarcados territórios sob a sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

O evento vai ser transmitido no Facebook, YouTube e LinkedIn.

Enem