Objetivo faz live sobre os 60 anos do Xingu, tema que pode cair no Enem
Na quinta (30), às 21h, o Objetivo faz a live "Os 60 Anos do Parque Indígena do Xingu", tema que tem uma grande probabilidade de cair no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tanto pela relevância quanto pela efeméride.
A palestra fica a cargo do professor Tom Carvalho, que é geógrafo e professor no curso e no colégio Objetivo.
Ele vai tratar do assunto de maneira multidisciplinar, com conceitos de geografia, história, atualidades, meio ambiente, biologia e até economia para abarcar várias maneiras com que pode ser pedido na prova.
Criado em 1961, com mais de 2 milhões e meio de hectares, 16 etnias e aproximadamente 6.000 pessoas, o Parque Indígena do Xingu está situado no norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição entre os biomas de cerrado e amazônico.
Foi a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, na época sob o comando de Jânio Quadros. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo Darcy Ribeiro.
Carvalho ainda vai abordar outro tema de atualidades, que é o "marco temporal", em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal), que restringe os direitos das populações indígenas ao estipular que só poderiam ser demarcados territórios sob a sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
O evento vai ser transmitido no Facebook, YouTube e LinkedIn.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.