Topo

Enem 2021: O que zera a prova de redação?

Candidatos farão a redação no primeiro dia do Enem, em 21 de novembro - Arte/UOL
Candidatos farão a redação no primeiro dia do Enem, em 21 de novembro Imagem: Arte/UOL

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

16/11/2021 04h00

Aplicada no primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que neste ano acontece em 21 de novembro, a prova de redação vale um máximo de mil pontos e pode ser decisiva na busca por uma vaga no ensino superior.

No Enem, os participantes devem produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção a um problema apresentado. Alguns deslizes, no entanto, podem fazer com que o candidato tenha a sua redação zerada. Com isso, o candidato está eliminado, porque não zerar a redação é pré-requisito na nota.

Estrutura

Isabel Sodré, professora de redação da Descomplica, destaca que o Enem exige do aluno uma estrutura obrigatória de texto, com a introdução de uma tese, argumentos que defendam esse ponto de vista e uma conclusão, que deverá trazer a proposta de intervenção.

"Criar um texto que não seja uma dissertação argumentativa é motivo de zero", diz a professora.

Folha em branco

Francisco Gonçalves Lima Júnior, coordenador pedagógico da área de linguagens e professor de língua e produção da escola Móbile, explica que outro erro é fazer a redação apenas na folha de rascunho.

"A banca examinadora atribui zero [caso o aluno] não apresente texto escrito na folha de redação, deixando no rascunho, o que será considerado que ela ficou em branco."

Impropérios e desenhos

Outras justificativas para a atribuição de zero são a fuga total ao tema apresentado, o uso de impropérios no texto e até mesmo a apresentação de desenhos na folha definitiva da redação.

Os professores destacam que o uso de emojis no decorrer do texto ou de corações no lugar do pingo no i, por exemplo, representam um perigo na redação do Enem, já que esses recursos são considerados como desenhos —e, portanto, podem levar ao zero.

Texto ilegível

Caso o texto seja considerado ilegível pela banca examinadora, o participante também receberá nota zero na redação.

"Pensando neste momento de pandemia, em que alguns alunos escreveram textos apenas digitados em algumas escolas, devido ao isolamento social, o cuidado com a letra pode ser um fator determinante para a inteligibilidade do texto", afirma o professor Lima Júnior.

Veja, abaixo, quais são todos os fatores que levam à atribuição de nota zero a uma redação do Enem. As informações constam da cartilha de redação do Enem 2020, divulgada no ano passado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova. A edição 2021 do documento ainda não foi liberada.

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • Extensão de até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até 10 (dez) linhas escritas no sistema Braille;
  • Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
  • Números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e
  • Texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Nada de caneta azul, só vale preta

A redação precisa ser escrita a mão, mesmo na versão digital do exame. Como a leitura dos gabaritos do Enem é feita por uma máquina que detecta apenas a cor preta, a cor azul não é permitida em toda a prova.

Além disso, é importante que a caneta preta tenha sido fabricada em material transparente, para evitar que sejam colocadas "colas" dentro dela.

O que mais zerou a redação na edição 2020 do Enem?

Na edição 2020 do Enem, que ocorreu em janeiro, o tema da redação da edição impressa foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

Segundo o Inep, 87.567 participantes tiraram zero na redação —o equivalente a 3,33% dos participantes.

Entre eles, os motivos que levaram ao zero foram:

  • Redações em branco - 1,12%
  • Fuga ao tema - 0,93%
  • Cópia do texto motivador - 0,46%
  • Texto insuficiente - 0,19%
  • Não atendimento ao tipo textual - 0,17%
  • Parte desconectada - 0,17%
  • Outros motivos - 0,17%.