Topo

Enem 2021: Veja o que estudar, como se preparar e tudo sobre a prova

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/10/2021 04h00Atualizada em 17/11/2021 21h45

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a mais importante no calendário estudantil brasileiro pelas chances que oferece de entrada em várias universidades públicas. Há muito o que estudar para se sentir preparado para o exame, mas calma que ainda dá tempo.

O UOL organizou uma lista de conteúdos para prestar mais atenção, já que é hora de focar. O primeiro dia de provas acontece no dia 21 de novembro.

Lembrando que são dois domingos consecutivos no final de novembro para quem já estava inscrito e outros dois em janeiro, para quem se inscreveu após a reabertura de prazo determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e para as pessoas privadas de liberdade. Para estes, o exame acontece em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Primeiro, vamos listar o que já foi publicado sobre dicas em cada matéria e na redação, que é um desafio à parte.

Ao final, reunimos as principais datas e o que se pode levar no dia da prova. Fique ligado! Até o dia das provas vamos continuar ajudando os alunos com dicas para tirar o melhor dessa maratona.

A temida redação precisa de muita prática

A redação vale um esforço à parte, concentrando-se em fazer vários exemplos e aprender com as correções. Além disso, saiba aspectos específicos da avaliação.

Os assuntos que mais caem em cada disciplina

Cada temática tem suas características próprias e os assuntos mais pedidos no exame.

Não é só isso que motiva a estudar. Dicas de influencers também podem ajudar.

Vale também ver dicas para ler e interpretar tabelas. Ou filmes e séries para ajudar na maratona com um pouco de leveza, além de atualidades.

O que mais preciso saber como estratégia

Cada aluno tem seu jeito de lidar com a prova e a pressão, mas damos algumas ideias.

Além disso, com a pandemia, sempre surge a pergunta: E aí, estudo sobre a covid ou não? E como?

Calendário

O Enem vai ser realizado em dois dias. No dia 21 de novembro, serão feitas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.

Em 28 de novembro, serão respondidas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Principais horários

  • Abertura dos portões: 12h (todos em horário de Brasília)
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Onde faço a prova?

O local de prova estará indicado na Página do Participante, no site do Enem.

E se eu tiver covid?

Os estudantes que tenham sintomas ou diagnóstico de covid-19 e outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer à prova. Esses participantes devem solicitar a reaplicação pela Página do Participante, entre 29 de novembro a 3 de dezembro. É preciso anexar documentação que comprove a condição de saúde.

Segundo o órgão, a os documentos devem ter o nome completo do participante, o diagnóstico e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Deve, também, estar legível e com a assinatura e a identificação do profissional que atesta a situação, incluindo o registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O que levar?

  • Documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte e carteira de trabalho). Não vale cópia autenticada, nem documento digital;
  • Caneta preta de material transparente;
  • Máscara (leve extras caso precise trocar; o uso é obrigatório durante toda a duração da prova);
  • Álcool gel;
  • Comidas leves e água em garrafa de material transparente.

Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Você não poderá usar como identificação certidão de casamento ou de nascimento nem carteirinhas de estudante ou de clubes.

Leve mais de uma caneta para a prova. Caso uma delas falhe, você terá uma segunda de sobra para não se angustiar. Lembre que você não poderá pedir uma caneta emprestada para o colega que estará sentado ao seu lado. Qualquer comunicação com outro candidato pode resultar na anulação da sua prova.

Como irá passar muitas horas fazendo a prova, procure ir com roupas e calçados confortáveis. Porém, você precisará deixar algumas peças do vestuário em casa. Não é permitido que o estudante use nenhum tipo de roupa que cubra o cabelo e as orelhas. Então, não entre para a prova usando boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros.

Cuidados

  • Desligue todos os aparelhos eletrônicos antes de guardá-los no envelope de porta-objetos que será disponibilizado. Se ele tocar, o candidato será eliminado;
  • Planeje-se para chegar cedo e não esqueça de considerar que muitas pessoas estarão se dirigindo para o mesmo local de prova, o que pode gerar trânsito e atrasos.

O que não pode levar?

  • material impresso (livros, apostilas);
  • borracha;
  • caneta de material não transparente;
  • corretivo;
  • dispositivos eletrônicos (celulares, bips, tablets, entre outros);
  • fones de ouvido ou qualquer transmissor;
  • gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens;
  • óculos escuros;
  • relógio;
  • chapéus, gorros e bonés.

Onde ter mais informações

O melhor lugar é na Página do Participante, dentro do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de forma online e com a ajuda de uma assistente virtual: https://enem.inep.gov.br/participante/.

Os editais da prova impressa e da digital podem ser consultados no Diário Oficial de União.

Quando sai o gabarito oficial?

O Inep tem até três dias úteis após o segundo dia de provas para divulgar o gabarito oficial. Ou seja, as respostas devem sair até quarta-feira (1º de dezembro). O gabarito será divulgado no site do Enem (enem.inep.gov.br) e pelo aplicativo.

O que dá para fazer com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, o participante pode tentar uma vaga nas universidades que participam do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O candidato também pode pleitear uma vaga no Prouni (Programa Universidade para Todos) e conseguir financiamento estudantil por meio do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).