Topo

Enem 2021: Quais são os assuntos que mais caem em biologia

Fernando Maia/UOL
Imagem: Fernando Maia/UOL

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2021 04h00

O conteúdo de biologia no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está dentro da prova de ciências da natureza, que acontece no segundo domingo do exame, no dia 28 de novembro. As versões digital e impressa têm as mesmas perguntas e são no mesmo dia.

O UOL selecionou, com a ajuda de professores, os temas que mais caem em biologia.

De acordo com o professor Luiz Carlos Bellinello, coordenador de biologia do Objetivo, toda questão tem um texto que antecede a pergunta. Ele diz que a resposta para o questionamento sempre está nele.

"O texto é fundamental para o aluno entender o que o Enem está querendo", explica.

Como dica, ele fala para o aluno grifar aquilo que estiver sendo buscado, para facilitar na hora da resposta. Duas respostas vão parecer mais convidativas, mas é preciso atentar qual delas é a mais pertinente.

"De um modo geral, desde que o Enem foi criado até hoje, a gente nota que é uma prova que gosta muito de agricultura. Tudo relacionado a problemas de agricultura: o plantio, o que a planta precisa, adubação, coisas assim", diz.

Os danos causados pela agricultura ao meio ambiente podem ser um outro jeito de o tema cair na prova. "Que é exatamente o desmatamento, a queimada, a aplicação excessiva de adubos, o que tem provocado um dano violento no efeito estufa", afirma.

Biomas brasileiros, como cerrado, caatinga e o manguezal, também são muito pedidos no exame.

Ele ressalta que as perguntas tendem a ser interdisciplinares, o que faz com que a biologia possa até ser confundida com química e geografia.

O professor Cícero Melo, autor de biologia do Sistema de Ensino pH, diz que outro tema que deve cair é o processo de imunização.

"Até por causa da covid, pode ser que eles toquem em vacinas e soros. Imunologia é o nome desse conteúdo. Além disso, também vale estudar programas de saúde. O Enem passeia bastante com as doenças que acometem o Brasil e o mundo. Pergunta sobre a forma de transmissão daquela doença e sobre a forma de evitá-la", enumera.

Melo também diz que o Enem pode pedir conhecimentos sobre metabolismo energético (respiração e fotossíntese), fisiologia humana, botânica e questões que falam sobre bichos. Mas afirma que nada é tão pedido quanto ecologia.

"Um conteúdo em particular, que equivale a um terço da prova, é ecologia. Normalmente, são 15 questões de biologia, das quais, em média cinco são de ecologia."

Veja os cinco assuntos que mais caem em biologia