Topo

Esse conteúdo é antigo

Candidata que perdeu Enem por amamentar filho ganha bolsas de estudo

Débora Gomes é mãe de duas crianças e chegou um minuto atrasada para a prova do Enem - Reprodução/ Globoplay/ TV Globo
Débora Gomes é mãe de duas crianças e chegou um minuto atrasada para a prova do Enem Imagem: Reprodução/ Globoplay/ TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/11/2021 16h05Atualizada em 24/11/2021 08h25

Débora Gomes, de 26 anos, perdeu por apenas um minuto o primeiro dia da prova do Enem, realizada no último domingo (21). Moradora do Recife, ela tem dois filhos e disse que chegou atrasada pois estava amamentando o menor deles, de cinco meses. Após a repercussão, ela ganhou bolsas de estudo em faculdades.

"Me senti muito triste. Acreditei que seria um fechamento de mais uma porta na minha vida", falou a dona de casa em entrevista para a TV Globo Nordeste. "Cuidei dos afazeres domésticos e tive que dar de mamar ao meu filho", explicou sobre o atraso.

Ela afirmou que o que ocorreu no último domingo não vai impedi-la de concluir seus objetivos. Débora mantém viva a esperança de cursar medicina e ser médica. "[Isso] Foi mais um impulso para eu poder tentar concluir meus objetivos".

A dona de casa mora na comunidade Ilha de Joana Bezerra, na região central da capital pernambucana, em uma quitinete de um quarto e uma cozinha. Ela é mãe de Rebeca, de 3 anos, e de Gabriel, de cinco meses, e está desempregada junto com o marido, que faz bicos todos os dias.

"Sempre admirei essa área de saúde e não pensava em ser exatamente enfermeira", explicou ela, ao falar que a mãe é enfermeira. "[Quero] mesmo medicina", reafirma, acrescentando que pode mudar a realidade da família.

Nas redes sociais, ela publicou um vídeo e disse que recebeu bolsas de estudo em faculdades privadas com 100% de cobertura de mensalidades e parece já ter escolhido uma. "Estou muito grata, primeiramente a Deus, segundo a faculdade. Creio que vou ingressar lá mesmo", falou sem citar a instituição. Ela complementou que ainda não escolheu o curso e não explicou se a bolsa valeria para medicina.