'Equipado' contra covid, candidato faz 4º Enem: 'Vírus não foi embora'
Célio Ishigino, 51, presta o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) há quatro anos. Ainda preocupado com a pandemia, ele chamou a atenção ao sair do segundo dia do exame na Unip (Universidade Paulista) da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com uma máscara diferente e óculos de proteção por cima.
Ao ser questionado pela reportagem sobre o motivo do excesso de cuidados, respondeu: "A covid não foi embora ainda. Quando se usa máscara, caso você pegue a doença, os sintomas são mais fracos".
Ele, que busca uma vaga em informática, diz que as medidas da organização da prova para evitar propagação da covid-19 são insuficientes. "Ainda bem que não tinha ninguém muito doente na minha sala, só com resfriado", diz, ainda que os sintomas possam ser bastante similares entre as duas doenças.
Ishigino conta que os equipamentos usados para sua proteção não o atrapalharam na hora de fazer a prova.
"A prova sempre tem partes complicadas, às vezes, tem que chutar. É muito difícil fazê-la inteira", conclui.
Como foi a prova
O segundo dia do Enem aconteceu hoje. A prova durou das 13h30 até as 18h30, meia hora menos do que na semana passada, quando foram respondidas questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. O tema escolhido foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
Hoje, os candidatos precisaram responder 90 perguntas das provas de matemática e ciências da natureza. O UOL corrige o exame em parceria com o Objetivo.
A maioria dos alunos ouvidos pelo UOL consideraram a prova mais fácil do que a da semana passada. Em contrapartida, houve estudantes que sentiram mais evidentes suas deficiências nos estudos. Além disso, muitos criticaram os enunciados das questões de hoje, voltadas para matemática e ciências da natureza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.