Esse conteúdo é antigo

Enem 2022: Questão de matemática não tem resposta certa, dizem professores

Questão 175 (versão amarela) do Enem 2022 não tem resposta correta, dizem professores - Reprodução
Questão 175 (versão amarela) do Enem 2022 não tem resposta correta, dizem professores Imagem: Reprodução

Juliana Kirihata

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/11/2022 22h29Atualizada em 20/11/2022 23h17

Uma das questões de matemática do segundo dia de provas do Enem 2022, realizado hoje, não tem resposta correta apresentada nas alternativas, segundo professores consultados pelo UOL. A questão aparece com os números 141 na versão rosa, 175 na amarela e 157 na cinza e na azul. O UOL corrige o Enem em parceria com o Objetivo.

O enunciado fala sobre um funcionário de uma loja que tem seu salário mensal formado por uma parcela fixa de R$ 675 mais uma comissão que depende da quantidade de peças vendidas por ele no mês.

O candidato deveria assinalar qual seria a expressão algébrica que descreve o salário mensal do funcionário em função da quantidade de peças. Porém, "a questão 175 [da versão amarela] não tem alternativa correta", diz Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do Objetivo.

"É lamentável, porque é uma questão clássica, muito comum, então provavelmente os alunos fizeram e não acharam respostas e perderam tempo", diz Nobilioni.

"A gente acredita que o gabarito seria letra D [da versão amarela], porém há um erro de digitação nas opções. Ao invés de 625 + 5 q, que seria uma das alternativas, deveria ser 675, que inclusive é o mesmo valor que está no próprio enunciado", explica o diretor de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio.

Ele reforça que provavelmente houve um erro de gabarito e, por não existir a alternativa correta, essa questão poderá será anulada.

Profissionais do Anglo e das Escolas SEB também disseram que não há resposta. "Houve um erro claro de digitação de uma questão que é extremamente simples, que é uma modelagem de uma função de duas sentenças", reforça Rodney Luzio, coordenador de matemática do Curso Anglo.

Jeferson Petronilho, professor das Escolas SEB, concorda com a necessidade de anulação da questão. "A gente considera que vai ser anulada."

O UOL consultou o Inep sobre a questão e aguarda posicionamento.

Prova exigiu tempo. Além de matemática, o segundo dia do Enem 2022 teve questões de ciências da natureza, que englobam física, química e biologia.

No geral, Petronilho afirma que a prova de matemática foi mais difícil que as dos anos anteriores, porém com menos contas. Ele destaca que 10 questões comparativas podem ter tomado mais tempo dos estudantes para resolução. Além disso, notou a ausência de questões de trigonometria, logaritmos e matriz, "que sempre apareceram nos anos anteriores".

Para Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, a prova de matemática seguiu a tradição, ou seja, mais de dois terços de questões bem tranquilas e um terço que precisava de conceitos mais sólidos.

"A prova não fugiu dos temas clássicos que o Enem gosta de cobrar: porcentagem, geometria plana, geometria espacial, combinatória e probabilidade, estatística e funções."

Prova "técnica" e química "difícil". Covid-19, esporte, produção do etanol e buraco negro foram alguns dos temas abordados no segundo dia de provas do Enem 2022, realizado hoje, com 90 questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).

"Êta prova 'dificilzinha', viu", brincou Constantino Carnelos, professor de biologia do Objetivo. "O Enem resolveu fazer questões difíceis, mas a maior parte usando raciocínios lógicos", disse.

Segundo dia de provas do Enem será nesta domingo (20) - RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Segundo dia de provas do Enem foi neste domingo (20)
Imagem: RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS, afirma que a prova pareceu "bastante técnica", com muitas referências e publicações antigas.

A covid-19 e a produção de etanol foram temas de duas perguntas cada. Outra questão, de acordo com o professor, falou sobre a possibilidade de utilizar o protozoário causador da doença de Chagas - Trypanosoma cruzi - na criação de uma vacina contra o câncer.

O esporte também esteve presente na avaliação. "Tinha questões envolvendo desde o doping, o rendimento dos atletas até a pontuação que eles faziam em cada fase."

Segundo Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, a prova de hoje teve muita contextualização da vida cotidiana para a aplicação dos conteúdos. Ele também destaca a forte presença de questões sobre combustíveis, doenças, jogos e sociedade.

Para Anderson Fernandes, professor de física das Escolas SEB, a avaliação de física de 2022 foi "a melhor dos últimos anos". Ele diz que faz as provas do Enem desde 1998.

Segundo Fernandes, os três assuntos que mais caíram foram mecânica, eletricidade e termologia. "O nível de dificuldade é bem parecido com o do ano passado. A gente verifica uma tendência que, nos últimos anos, o Enem não está primando por exageros em contas nem em textos."

O professor afirma que outra questão que chamou sua atenção foi uma relacionada ao buraco negro, abordada de jeito simples.

Já Virgilio Augusto de Aveiro, professor de química das Escolas SEB, considerou que a prova de química estava "bem complicada e difícil".

"Uma coisa que faltou na prova de química foi a parte de problemas ambientais, que sempre caía bastante e esse ano tivemos poucas questões. E faltou termoquímica."

"Na química houve questões muito trabalhosas, com muitos cálculos, o que não é comum no Enem", disse Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo.

Primeiro dia. Na semana passada, foi a vez das questões ligadas a ciências humanas e linguagens. Os participantes também escreveram uma redação sobre o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Neste ano, 3.396.597 inscritos estiveram aptos a fazer as provas do Enem —o segundo menor número desde 2005, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Lula desejou boa sorte a participantes. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o Twitter para desejar boa sorte aos estudantes que participaram do segundo dia de provas do Enem.

O petista ainda estimulou os jovens a "acreditarem na educação" e "aproveitarem bem cada oportunidade".

Boa sorte aos estudantes no segundo dia do ENEM. Agora falta pouco. Acreditem na educação e aproveitem bem cada oportunidade. Juntos construiremos o futuro do Brasil.

-- Lula (@LulaOficial) November 20, 2022