Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem 2022: 2º dia de provas tem questões sobre covid-19, etanol e doping

Candidatos em fila para entrar na unidade Vergueiro do Colégio Objetivo para o Enem - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Candidatos em fila para entrar na unidade Vergueiro do Colégio Objetivo para o Enem Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Juliana Kirihata

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/11/2022 18h01Atualizada em 20/11/2022 20h59

Covid-19, esporte, produção do etanol e buraco negro foram alguns dos temas abordados no segundo dia de provas do Enem 2022, realizado hoje, com 90 questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). O UOL corrige o Enem em parceria com o Objetivo.

"Êta prova 'dificilzinha', viu", brincou Constantino Carnelos, professor de biologia do Objetivo. "O Enem resolveu fazer questões difíceis, mas a maior parte usando raciocínios lógicos", disse.

A aplicação começou às 13h30 (horário de Brasília), com cinco horas para os estudantes realizarem a prova. Mais cedo, nas redes sociais, candidatos postaram memes com as expectativas para o segundo dia do exame.

Prova "técnica". Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, afirma que a prova pareceu "bastante técnica", com muitas referências e publicações antigas.

Segundo ele, a covid-19 e a produção de etanol foram temas de duas perguntas cada. Outra questão, de acordo com o professor, falou sobre a possibilidade de utilizar o protozoário causador da doença de Chagas - Trypanosoma cruzi - na criação de uma vacina contra o câncer.

O esporte também esteve presente na avaliação. "Tinha questões envolvendo desde o doping, o rendimento dos atletas até a pontuação que eles faziam em cada fase."

Segundo Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, a prova de hoje teve muita contextualização da vida cotidiana para a aplicação dos conteúdos. Ele também destaca a forte presença de questões sobre combustíveis, doenças, jogos e sociedade.

Física foi "a melhor" e química "difícil". Para Anderson Fernandes, professor de física das Escolas SEB, a avaliação de física de 2022 foi "a melhor dos últimos anos". Ele diz que faz as provas do Enem desde 1998.

Segundo Fernandes, os três assuntos que mais caíram foram mecânica, eletricidade e termologia. "O nível de dificuldade é bem parecido com o do ano passado. A gente verifica uma tendência que, nos últimos anos, o Enem não está primando por exageros em contas nem em textos."

O professor afirma que outra questão que chamou sua atenção foi uma relacionada ao buraco negro, abordada de jeito simples.

Já Virgilio Augusto de Aveiro, professor de química das Escolas SEB, considerou que a prova de química estava "bem complicada e difícil".

"Uma coisa que faltou na prova de química foi a parte de problemas ambientais, que sempre caía bastante e esse ano tivemos poucas questões. E faltou termoquímica."

"Na química houve questões muito trabalhosas, com muitos cálculos, o que não é comum no Enem", disse Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo.

Luís Felipe Abad, professor e autor do Colégio e Sistema pH, considera que o nível de dificuldade foi "dentro do esperado" e os temas cobrados foram os "tradicionais". A prova de ciências da natureza foi bastante conteudista, mas assuntos como botânica e polímeros, que são comuns, por exemplo, não apareceram."

Questão polêmica. Os professores do Objetivo, do Anglo e também do SAS apontaram que a questão 175 da versão amarela pode estar com erro nas alternativas. Ela aparece com os números 141 na versão rosa e 157 na cinza e na azul. O enunciado fala sobre um funcionário de uma loja com comissão que depende da quantidade de peças vendidas por ele no mês.

"Na matemática, chamamos atenção para a questão 175 da prova amarela, que não deve ter solução. Os alunos manifestaram dúvidas dessa questão", diz Vera.

Questão 175 (versão amarela) do Enem 2022 pode ser anulada - Reprodução - Reprodução
Questão 175 (versão amarela) do Enem 2022 pode ser anulada
Imagem: Reprodução

"A gente acredita que o gabarito seria letra D, porém há um erro de digitação nas opções. Ao invés de '625 + 5 q', que seria uma das alternativas, deveria ser 675, que inclusive é o mesmo valor que está no próprio enunciado. Provavelmente houve um erro de gabarito e essa é alternativa correta, e por não existir a alternativa correta [nas alternativas], essa questão provavelmente será nula", explicou o Diretor de Ensino e Inovações do SAS, Ademar Celedônio.

"Houve um erro claro de digitação de uma questão que é extremamente simples, que é uma modelagem de uma função de duas sentenças", reforça Rodney Luzio, coordenador de matemática do Curso Anglo.

O UOL questionou o Inep sobre a questão e aguarda posicionamento.

Questões sociais no primeiro dia. No último domingo (13), os candidatos encararam questões ligadas a ciências humanas e linguagens, além de escrever uma redação sobre o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Segundo professores consultados pelo UOL, o primeiro dia do Enem 2022 foi marcado por uma prova mais interpretativa do que as de anos anteriores, mas manteve a "tradição" de ter muitas questões sociais. O exame teve temas como a Amazônia, Estado Democrático de Direito e positividade tóxica, além de citar Rayssa Leal e Chico Science.

3,4 milhões de inscritos. A edição 2022 do Enem é a última sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ao todo, foram quase 3,4 milhões de inscritos, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame. Os gabaritos oficiais serão divulgados até o dia 23 deste mês, no site do Enem.