Topo

Professores avaliam 1º dia do Enem: 'Muito social' e 'dentro do padrão'

Juliana Kirihata

Colaboração para UOL, de São Paulo

13/11/2022 19h38

Uma prova mais interpretativa do que as de anos anteriores, mas que manteve a "tradição" de ter muitas questões sociais. Assim foi o primeiro dia de avaliação do Enem 2022, segundo professores consultados pelo UOL. Além da redação, a prova de hoje teve 90 perguntas relacionadas a ciências humanas e linguagens.

Para Guilherme Freitas, professor de história das Escolas SEB, a grande questão da prova de humanas foi sobre "o que é o Estado de Direito".
"Questionava o que seria considerado uma violação do Estado de Direito. A resposta certa, neste caso, é o ato de não reconhecer o resultado das eleições de representantes políticos", disse. "A princípio, essa seria uma das questões mais importantes devido ao atual momento político", afirmou Freitas.

Desigualdades de gênero. Segundo Freitas, outro ponto muito importante é que foi uma prova "muito social". Ele destacou que houve muitas questões de História do Brasil falando sobre a questão feminina no Brasil, dos direitos das mulheres.

Vinícius Haidar, gerente de avaliações e pré-universitário do SAS Plataforma de Educação também destacou a quantidade de questões sobre o tema. "Me chamou atenção muitas questões sobre o papel da mulher, machismo, feminismo."

A "positividade tóxica" foi mais um tema contemporâneo presente na prova. "Foi um tema bastante atual, trazendo a questão de tecnologia principalmente em rede social, falando do quanto as pessoas mostram apenas o lado positivo e quanto a própria rede incentiva e traz essa exibição do lado positivo, trazendo uma ilusão de que tudo está sempre bem, não mostrando os lados negativo", apontou.

Haidar afirmou que a prova também abordou a acessibilidade digital. Uma das questões trazia uma tirinha que mostrava um estudante com dificuldade para achar o sinal de wi-fi.

enem - Reprodução / UOL - Reprodução / UOL
Uma das questões do primeiro dia do Enem 2022 abordou a acessibilidade digital
Imagem: Reprodução / UOL

'Prova dentro do padrão', diz professor de Geografia. Altieris Lima, professor de Geografia da Escola SEB, diz que a prova deste domingo "foi dentro do padrão". Entre os temas, Lima destacou questões sobre a Amazônia, agricultura familiar, fome e energia solar.

"A prova de ciências humanas e suas tecnologias trouxe temas bem contemporâneos, desafios e assuntos praticamente dos anos 2000 a 2022 [...] Para geografia, caiu uma prova bem dentro do padrão, os textos eram de linguagem acessível", disse.

Na parte de língua inglesa, segundo Amanda Morais, professora de Inglês do Objetivo, as questões exigiram que o aluno tivesse um bom conhecimento de vocabulário e habilidade com interpretação de texto. "Essa prova englobou diversos gêneros textuais, como tirinha, poema, textos sobre mídias sociais."

Rayssa Leal, Carolina Maria de Jesus e Chico Science. Na literatura, Machado de Assis, Antônio Prata e Carolina Maria de Jesus foram alguns dos autores citados no primeiro dia de prova do Enem. Vivian Ulhôa, coordenadora pedagógica do Poliedro Colégio, disse que, como já era esperado, pouquíssimas questões abordavam questões muito restritas à gramática.

"A interpretação de texto e a análise do discurso foram muito mais cobradas nas questões de língua portuguesa, com alguns tópicos "clássicos" do Enem aparecendo: tipologias textuais, composição de gêneros discursivos e funções da linguagem."

Vivian destaca ainda a presença de uma questão sobre a inovação trazida por Chico Science à produção musical e outra que citava a skatista Rayssa Leal e a desconstrução de estereótipos de gênero.

"[Foi] Uma prova de leitura da sociedade, uma prova de leitura da cidadania, resumiu Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo. "A gente vai encontrar uma série de temas modernos que saltam aos olhos do brasileiro contemporâneo: a arte na internet, a violência no futebol, tecnologia de acessibilidade para surdos, a questão das mulheres, o feminicídio e os fatores de discriminação, a exclusão digital, a ocupação e o direito à moradia, a ocupação urbana, a ocupação da Amazônia e a própria função do estado de direito."