Site do Sisu aparece com manutenção, e estudantes reclamam: 'Desrespeito'
Estudantes estão indo às redes sociais para reclamar sobre a demora para a divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), prevista para ocorrer neste domingo (26).
O que aconteceu
Candidatos criticam silêncio das autoridades. Até o momento, o MEC (Ministério da Educação), o ministro da pasta, Camilo Santana, e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova, não se manifestaram publicamente sobre a situação.
O resultado poderá ser acessado pela página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A palavra Sisu aparece como um dos assuntos do momento no X. São mais de 110 mil publicações mencionando o sistema na plataforma.
Ao entrar no site do Sisu, a URL aparece com a mensagem "em manutenção". Na página ainda consta um aviso: "Fique tranquilo. Não se preocupe, em breve você poderá acessar a plataforma do Sisu".
O MEC disse na tarde desde domingo à Agência Brasil que não havia instabilidade no sistema. A pasta ainda declarou não haver um horário para a divulgação dos resultados e que isso poderia ocorrer a qualquer hora do dia.
O UOL entrou em contato com as assessorias do MEC e do Inep, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O texto será atualizado tão logo haja manifestação.
Confira às reações dos estudantes:
é impressionante como o estudante desse país é tirado pra merda sem brincadeira essa demora toda do Sisu sem nenhuma nota oficial do inep é um desrespeito tão grande
-- ? (@imnotbp) January 26, 2025
Agora falando sério, @inep_oficial esse atraso no resultado do sisu é um desrespeito com os estudantes brasileiros. Todo ano é um problema no sistema na liberação dos resultados, precisamos rever isso urgentemente!
-- UBES ?? (@ubesoficial) January 26, 2025
Já são quase 20 h e o INEP nada de soltar o resultado do Sisu!! Falta de respeito com os estudantes. @mini
-- Marina Paula (@marinappn) January 26, 2025
E aí, Ministro @CamiloSantanaCE cadê o resultado do SISU? Solta pelo menos uma nota em respeito aos estudantes.
-- Thiago Braga Duarte (@thi_adv) January 26, 2025
Aí o sisu n libera o resultado hj e amanhã vai ser o resultado + inscrição? Q palhaçada
-- loira do tchan (@kthvlips) January 26, 2025
Gente dispersa desse SISU
-- gabriel (@nimriz0) January 26, 2025
Simplesmente o Ministério da Educação me respondendo no chat sobre o sisu: pic.twitter.com/SK54SxrIKk
minha mãe indignada com o sisu pic.twitter.com/TsGQsxPHxc
-- soph ? (@sophandthejets) January 26, 2025
O computador que atualiza o site do SISU deve ser assim pic.twitter.com/a0odopm2No
-- Facção ANITTA (@faccao_anitter) January 26, 2025
ainda estou aqui esperando o sisu pic.twitter.com/URX8l4pwit
-- lucas (@eleaga_) January 26, 2025
Sisu
São ofertadas 261.779 vagas no Sisu para 6.851 cursos de graduação. As vagas são disponibilizadas em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.
A seleção é feita com base na média das notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É respeitado o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência. A seleção considera as escolhas dos candidatos inscritos, bem como seus perfis social e econômico, conforme a Lei de Cotas.
As inscrições ocorreram de 17 a 21 deste mês. No período, os estudantes puderam escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu.
O período de matrículas nas instituições de ensino é de 27 a 31 de janeiro. Já o prazo para manifestar o interesse em participar da lista de espera começa com a divulgação do resultado e vai até 31 de janeiro.
Puderam participar do Sisu todos os estudantes que participaram do Enem 2024. Para concorrer a uma vaga, também é necessário que os candidatos tenham obtido a nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro. Além do Sisu, é possível tentar outras formas de acesso ao ensino superior por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.