Topo

MEC solta nova circular a reitores e reitera que negociação com professores em greve acabou

Rafael Targino

Do UOL, em São Paulo

09/08/2012 17h41

O secretário de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Amaro Lins, enviou nesta quinta-feira (9) uma nova circular aos reitores das universidades federais reafirmando que a negociação com os professores em greve está encerrada.

A primeira circular saiu no dia 7. Nela, o governo cobrava dos reitores um cronograma de reposição de aulas, que podem chegar a março.

Somente um dos três sindicatos que representam a categoria, a Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), assinou a proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento. Ela representa apenas sete das 59 universidades federais.

Nesta quinta, o Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que representa a maioria das federais, também divulgou em nota que 57 assembleias já decidiram pela manutenção da greve. O sindicato, no entanto, não soube informar quantas universidades estão representadas nessas assembleias, já que as reuniões são feitas por campi –se uma universidade tem sede em dois locais, por exemplo, cada uma faz seu encontro.

Na nota, o sindicato diz que a proposta aceita pelo Proifes “não atende a melhoria da qualidade da educação pública e não valoriza a carreira docente”. “A greve permanece firme e coesa, e, a cada rodada nacional de assembleias gerais, se fortalece. Os docentes têm clareza do significado da luta e cobram reabertura de negociações, visando o atendimento da pauta de reivindicações, a qual objetiva o avanço da educação pública”, afirma o Andes.