Topo

Veja sete passos para conquistar sua aprovação no Exame da OAB

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

22/04/2013 06h00Atualizada em 23/04/2013 11h48

A fórmula mágica para passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não existe, no entanto, há alguns passos fundamentais nesse processo. William Douglas, juiz federal e especialista em concursos públicos, destaca que o controle emocional é o mais importante.

O também autor do livro “Como passar em provas e concursos” e professor de técnicas de motivação e memorização da rede LFG afirma que o candidato deve compreender que essa etapa é apenas mais uma em sua jornada.

“Entenda que a vida de todo profissional é uma sucessão constante de exames, então ele [Exame de Ordem] não é nada demais”, afirma Douglas.

O professor ressalta que passar é ótimo, mas se o candidato não conseguir ainda existe a possibilidade de recursos. E se, depois de tudo isso, o resultado ainda não for satisfatório o desanimo não pode dominá-lo. “Na hora que passar seu esforço será compensado e você terá uma carreira brilhante pela frente”, diz.

Confira os sete passos listados pelo especialista :

  • 1- Mantenha o controle emocional.
  • 2 - Resolva seu “problema emocional” com o exame. “Se a pessoa tem raiva da prova ela pode se prejudicar. Além disso, a tensão do candidato pode atrapalhar sua própria memória”, explica Douglas.
  • 3 - Tenha uma boa véspera. “Relaxe, isso pode ajudar em seu controle emocional”, diz.
  • 4 - No dia da prova não vá com a obrigação de passar. “O mundo não vai acabar. Faça o melhor que puder e não vá com o mundo em suas costas, afinal há três provas por ano.”
  • 5 - Administre o tempo da prova. “Se o candidato não souber a questão ele deve pular e resolver todas que sabe. Ao final dessa etapa ele volta para as que sobraram.”
  • 6 - Preencha o cartão de resposta somente no final. “Acho um erro o candidato fazer uma questão e marcar, fazer outra e marcar... Isso pode acabar atrapalhando.”
  • 7 - Para a segunda fase William Douglas destaca que a resposta do candidato deve ser constituída por cinco mulheres:
    a) A lei: o que ela diz;
    b) Doutrina: citar o livro que o candidato leu e desenvolver a resposta;
    c) Jurisprudência: Súmulas, atores, aquilo que está sendo decidido etc;
    d) Justiça: Teses que favorecem um ou outro. São os dois lados do caso: o consumidor e fornecedor, o fisco e o contribuinte, o marido e a mulher;
    e) A senhora sua mãe: o bom senso. Ela está relacionada ao validador do consenso, ou seja, a coerência na conclusão da resposta. Nessa etapa, o candidato deve encontrar uma solução que faça sentido. “O cara da banca precisa ver que o candidato estudou e tem o conhecimento”, ressalta. “Na prova da 2º fase a coerência é até mais importante que a tese.”

Para os que ainda não farão o 10º Exame de Ordem, Douglas aconselha:

Planejamento futuro

  • - Se puder faça um curso preparatório. Mas se não puder não desanime e dedique-se;
  • - Revise toda a matéria;
  • - Faça todos os exames anteriores. “Treine bastante. Sem treino não dá!”, ressalta William Douglas;
  • - Treine bastante redação;
  • - Estude a jurisprudência e os informativos do supremo, as súmulas. “Tudo isso é muito cobrado”, conclui.


10º Exame

A primeira fase do próximo Exame está marcada para 28 de abril, das 13h às 18h. A segunda fase está prevista para 16 de junho. O último exame, realizado em fevereiro deste ano, alcançou quase 90% de reprovação. Dos 114.763 candidatos inscritos, apenas 19.134 foram aprovados na primeira fase.

Além de ser condição obrigatória para se advogar, a carteira da OAB também é exigida para prestar concurso para diversos cargos públicos, como procurador do Estado e advogado da União.

VEJA AS DATAS DO 10º EXAME DE ORDEM DA OAB

Locais de prova da 1ª fase22/04/2013
1ª fase28/04/2013
Gabarito preliminar da 1ª fase28/04/2013
Resultado preliminar da 1ª fase08/05/2013
Resultado da 1ª fase28/05/2013
Locais de prova da 2ª fase06/06/2013
2ª fase16/06/2013
Padrão de respostas da 2ª fase05/07/2013
Resultado preliminar da 2ª fase09/07/2013
Resultado final26/07/2013