Topo

Aluno da Gama Filho pode perder emprego em Barcelona por falta de diploma

O estudante de fisioterapia Victor Quartim Nobre avalia um paciente no setor de ortopedia da Gama Filho - Arquivo pessoal
O estudante de fisioterapia Victor Quartim Nobre avalia um paciente no setor de ortopedia da Gama Filho Imagem: Arquivo pessoal

Bruna Souza Cruz e Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 10h58

O formando de fisioterapia Victor Quartim Nobre, 26, tem uma oportunidade de curso e de trabalho fora do Brasil. No entanto, pode ter seus planos cancelados se não conseguir pegar o diploma na UGF (Universidade Gama Filho), descredenciada neste mês pelo MEC (Ministério da Educação). Assim como outros universitários, o rapaz terminaria sua graduação em dezembro do ano passado e não sabe quando conseguirá obter o documento oficial.

Outras histórias

  • Aluno terminou curso, passou na OAB, mas ainda está sem diploma

  • Apartamento de professor foi a leilão por falta de pagamento; docentes enfrentam dificuldades

  • "Para não passar fome", funcionário da Gama Filho vira ajudante de pedreiro

“Fui aceito para fazer um curso gratuito de uns três meses em Barcelona numa clínica especializada dentro da minha área e assim que terminasse já poderia começar a trabalhar com eles, mas agora não sei se vou conseguir ir. O curso começa em março e não sei se dará tempo de tudo se resolver”, explica Victor, que acaba de retornar de uma viagem para Espanha para resolver algumas burocracias antes de ir definitivamente.

O estudante conta ainda que, além da bolsa de estudos e do emprego, os profissionais de lá o ajudariam na validação de seu diploma brasileiro, essencial para o exercício da profissão e para o início de uma pós-graduação planejada para o segundo semestre do ano.

“Tenho medo de perder essa chance. É uma oportunidade de ouro e não sei se eles vão esperar. A clínica está precisando urgentemente de profissionais para expandir”, diz.

Último semestre

Segundo Victor, para concluir o semestre ficou faltando fazer uma avaliação e entregar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

“No meu perfil de aluno não há nenhuma nota digitada. Não posso pedir o diploma sem elas. Enviei e-mail para a reitoria há um mês e meio e até agora nenhuma resposta”, relata o rapaz. “E meu curso está 100% pago. Mesmo com a greve eu paguei todas as mensalidades. Espero que o MEC ajude a resolver logo.”

Victor faz questão de destacar que os serviços gratuitos oferecidos para a comunidade pela universidade também foram prejudicados com tudo isso. “No setor de pediatria eu atendia pacientes com graves sequelas. Sem falar dos setores de ortopedia, pneumologia, cardiologia, mastologia, uroginecologia e neurologia, que faziam um importante trabalho. Perdemos não apenas no quesito educação, mas também saúde”, conclui.

Pode perder o cargo

O estudante Leonardo Passos, 22, cursou enfermagem e tem medo de não conseguir continuar em seu trabalho. “Eu já estou com o emprego certo, mas como não tenho o diploma não consigo assumir o cargo. Eu corro o risco de perder essa vaga a qualquer momento”, explica. “O nosso problema maior são as notas que ainda não foram lançadas no sistema.”

Para Leonardo, integrante da comissão de formandos da Gama Filho e UniverCidade, muito se fala em transferência assistida, mas pouco se fala na situação dos formandos. “A gente está numa escuridão total”, diz.

O estudante de enfermagem teme partir para sua terceira transferência. Em 2009, iniciou seu curso na UniverCidade, mas em 2013 sua turma foi transferida para a Gama Filho. “Houve uma ordem de despejo no prédio da instituição [na Avenida Presidente Vargas, centro do Rio] e tivemos que sair. Não quero ir para a terceira faculdade”.

Segundo o rapaz, cerca de 2.000 alunos terminaram o curso no fim de 2013 e ainda não têm o certificado de conclusão do curso.

Quem entregou o TCC terá direito ao diploma

Representantes do MEC informaram aos alunos da Gama Filho, em reunião em Brasília, que os estudantes que entregaram e foram aprovados no TCC terão direito ao diploma

Os pedidos de documentação devem ser feitos pelos seguintes e-mails: contatoeletronico@univercidade.br (UniverCidade) e reitoria@ugf.br (Universidade Gama Filho).

De acordo com o MEC, a legislação não estabelece um prazo para que os diplomas sejam emitidos.