Falsos atrasados e falta de documentos tumultuam fechamento de portões no Enem
Falsos atrasados, dispostos a pagar mico para "virar meme", e alunos que esqueceram documentos e tiveram que sair do local da prova foram os principais personagens do fechamento dos portões da unidade da Barra Funda da Uninove, na zona oeste de São Paulo, no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Como na semana passada, quando um grupo se reuniu para assistir aos “atrasados do Enem”, cerca de 70 pessoas ficaram como expectadores da desgraça alheia.
Às 13h, quando os portões foram fechados, supostos inscritos tentaram pular o portão da universidade. Um deles disse dois nomes diferentes: Mateus e João. O comprovante, no entanto, provava que, se a inscrição era verdadeira, o local certamente não era: sua prova deveria ser feita na Unicsul do Jardim Anália Franco, na zona leste. Outro suposto "atrasado" não quis mostrar o comprovante de inscrição. Os dois foram recebidos por gritos de "uh, virou meme". Outros que tentaram entrar depois de o portão ter sido fechado sumiram do local.
Cerca de 6,7 milhões de candidatos devem fazer as provas hoje. Os portões abriram às 12h e vão fechar pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília.
- Ao final da prova, o UOL receberá professores do Curso Objetivo que farão a correção ao vivo de algumas das questões mais difíceis da prova. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial e a correção online comentada das 90 perguntas do primeiro dia do exame. Atenção aos horários
Leia também:
- Acha que foi mal no primeiro dia de Enem? Calma, sua nota final ainda pode ser boa
- Os memes do segundo dia do Enem
- Inep descarta possibilidade de cancelamento do Enem após operação da PF
Como foi o primeiro dia:
- Confira o gabarito extraoficial das provas de humanas e linguagens
- Prova de filosofia foi a maior dificuldade do 1º dia de Enem, dizem professores
- Professores elegem as 5 questões mais difíceis do 1º dia. Consegue resolver?
Sem RG e sem prova
Lucas de Souza, 17, que pretende cursar enfermagem, chegou às 11h50 ao prédio da Uninove. Quando já estava na universidade, percebeu que havia esquecido o RG --um documento de identidade é exigência fundamental para a execução da prova. Morador do Rio Pequeno (zona oeste), ele pediu a um cunhado que trouxesse, de moto, o carteira. "Fiquei esperando dentro da faculdade. Deu 13h, ele não chegou e aí me expulsaram", disse.
Outra estudante, Bianca Moraes, 16, chegou às 12h e também esqueceu o documento. "Esqueci meu RG, liguei pra minha mãe e ela veio correndo. Já avisei antes o segurança e fiquei dentro da faculdade. Ele disse que eu poderia esperar e tudo bem. Mas aí deu 13h10, minha mãe chegou e eles não deixaram ela me dar o RG para entrar", disse Bianca, que prentende cursar veterinária. "Se ele me dissesse que não poderia e não adiantaria em nada, eu não falaria pra minha mãe trazer."
Bianca foi consolada pela mãe, Cecília Barbosa: "Não chora, filha, você vai conseguir na próxima".
Gabaritos e resultados
O gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.
A previsão é de que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.