Topo

Esse conteúdo é antigo

Músicas de Madonna e Cazuza são citadas em questões do Enem 

Edson fez o Enem pela quarta vez e pretende cursar direito - Aliny Gama/UOL
Edson fez o Enem pela quarta vez e pretende cursar direito Imagem: Aliny Gama/UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Macieó

03/11/2019 17h35

Duas músicas dos cantores Madonna e Cazuza foram parte de questões da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que ocorre hoje em todo o Brasil. Segundo candidatos, as letras deram base para questões de inglês e de interpretação de texto.

O estudante do ensino médio Pedro Lucas Borges, 18, conta que saiu atordoado com a quantidade de questões do Enem, mas lembrou que a música In This Life, de Madonna, fez parte de uma questão da prova de inglês.

"Era uma letra perguntando dentro do português sobre um amigo que morreu e perguntava o que ela dizia", conta ele, que pretende cursar biologia.

O jovem Edson Alves Almeida Pernambuco, 30, conta que tinham "várias questões" com letras de músicas e lembrou da música "O blues da piedade", de Cazuza e Frejat, além de Madonna.

"É muita informação, a gente sai atordoado, mas teve Cazuza e Madonna, além de uma poesia falando de um relacionamento abusivo mascarado. Essa questão foi bem bacana, pois dizia que ela lembrava do cheiro dele, mas a interpretação é que ela tinha medo só de lembrar", diz Pernambuco, que faz o Enem pela quarta vez e vai tentar ingressar no curso de Direito, mas se a nota não for suficiente vai tentar gastronomia.

Os dois fizeram provas na faculdade Estácio, na Jatiúca, em Maceió. Em Alagoas, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira), 89.826 pessoas se inscreverem no Enem 2019. As provas ocorrem em Maceió e 25 municípios do estado.