Topo

Prazo de inscrições para o Enem 2020 termina hoje

Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Carolina Marins*

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 04h00

O prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina às 23h59 de hoje. O fim das inscrições estava programado para ser no dia 22 de maio, mas foi prorrogado por mais cinco dias.

Para se inscrever, o estudante deve acessar a Página do Estudante e preencher com os seus dados. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deverá ser pago até amanhã.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

A foto deve ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Ela deve mostrar o rosto inteiro do participante com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em PDF não serão permitidas.

Enem adiado

As provas ainda não têm datas definidas, devido ao adiamento anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), em decorrência da pandemia da covid-19. Os exames estavam previstos para acontecer em novembro deste ano, mas o MEC decidiu pelo adiamento por 30 a 60 dias.

As novas datas serão estabelecidas após enquete que será feita com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante.

No Enem 2020, serão aplicadas duas modalidades de provas, a impressa e a digital. Todas as 101.100 vagas para a prova digital já foram preenchidas.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira — inglês ou espanhol.

*Com Agência Brasil