Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem 2020: começa o segundo dia de prova; exame termina às 18h30

Do UOL, em São Paulo

24/01/2021 11h30

Os portões dos locais que realizam a prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) fecharam às 13h (horário de Brasília) deste domingo e a prova teve início às 13h30. Os portões foram abertos às 11h30, horário antecipado para evitar aglomerações. A prova terá termina às 18h30.

São esperados 2 milhões de candidatos neste segundo dia de prova. Eles terão cinco horas para resolver 90 questões, sendo 45 de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza, área que abrange as matérias de Biologia, Física e Química.

No último domingo (17), primeiro dia da prova, mais de 50% dos inscritos faltaram ao exame, um índice de abstenção recorde na prova. Em alguns locais, candidatos que se apresentaram para realizar a prova foram impedidos depois que as classes alcançaram capacidade máxima de 50%.

Os candidatos que perderam a prova e se sentiram prejudicados por "incidentes logísticos", como restrições devido à pandemia em suas cidades, falta e transporte, entre outros, poderão solicitar a reaplicação da prova. O mesmo acontece para quem apresentou sintomas de covid-19 ou teve a doença confirmada. O pedido poderá ser feito entre os dias 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante.

enem - Reprodução/Globonews - Reprodução/Globonews
Movimentação perto do fechamento dos portões em Brasília e no Rio de Janeiro. Candidata entrou em cima da hora na capital federal
Imagem: Reprodução/Globonews

A data de reaplicação das provas já foi anunciada para os dias 23 e 24 de fevereiro. Na mesma data será aplicado o exame para os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia, onde a prova foi adiada devido à situação da pandemia.

O resultado, segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), deve ser divulgado no dia 29 de março. Após 60 dias, os candidatos poderão acessar o espelho da redação e os treineiros, às notas.

Pouco antes da abertura dos portões, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve no Centro de Ensino Médio Júlia Kubitscheck, em Candangolândia (DF). Ele fiscalizou as condições do local para receber os participantes do Enem. Hoje ele ainda visitará três locais de provas em São Paulo e na Baixada Santista.

Enem digital

Este ano pela primeira vez o Enem terá uma etapa virtual. As provas do Enem Digital serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O conteúdo das provas digitais será o mesmo que o Enem impresso, mas as questões objetivas deverão ser resolvidas em um computador. O candidato deverá fazer apenas a redação à mão. Estima-se que 96.086 pessoas façam o Enem Digital.