Topo

Enem 2020: MEC divulga hoje gabaritos da reaplicação de provas

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/03/2021 04h00

Os gabaritos e os cadernos de questões da reaplicação do Enem 2020 são divulgados hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os resultados do exame só ficam disponíveis no dia 29 de março.

Os gabaritos oficiais ficam disponíveis na página do Inep e ao final deste texto.

No mesmo formato do Enem da versão impressa, os candidatos responderam questões de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma redação com o tema "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil".

A prova foi destinada a estudantes que não puderam fazer as provas no dias regulares do Enem na versão impressa (17 e 24 de janeiro) e digital (31 de janeiro e 7 de fevereiro), por estarem com doenças infectocontagiosas listadas no edital da prova ou sintomas da covid-19. O Inep, no entanto, precisa aprovar os pedidos de reaplicação.

Além disso, também foram contemplados candidatos que não puderam fazer o exame por questões de infraestrutura, como queda de energia e danos ao local de prova por desastres naturais.

Nesta edição do Enem, adiada para 2021 diante da pandemia, candidatos em vários estados foram barrados na porta dos locais de prova devido às restrições na capacidade máxima das salas de aula. A distribuição de candidatos e locais de prova é de responsabilidade do Inep.

A reaplicação foi feita nos últimos dias 23 e 24. Além dos candidatos que não conseguiram fazer o Enem nos dias regulares, candidatos do estado do Amazonas e de dois municípios de Rondônia também fizeram a prova.

O Amazonas suspendeu a aplicação regular do Enem, esperada para os dias 17 e 24 de janeiro, em todos os municípios do estado, diante do caos no sistema de saúde durante o pico de casos do novo coronavírus no início do ano.

Segundo o Inep, eram esperados 228.679 candidatos para o primeiro dia da reaplicação e 234.083 para o segundo; a abstenção, no entanto, foi acima de 70% em ambos.

O presidente do instituto foi exonerado na última sexta (26). Assumiu em seu lugar Danilo Dupas.

Confira os gabaritos de reaplicação/PPL

1º Dia - Caderno 1 - Azul - Reaplicação/PPL
1º Dia - Caderno 2 - Amarelo - Reaplicação/PPL
1º Dia - Caderno 3 - Branco - Reaplicação/PPL
1º Dia - Caderno 4 - Rosa - Reaplicação/PPL
1º Dia - Caderno 4 - Rosa (Ampliada) - Reaplicação/PPL
1º Dia - Caderno 4 - Rosa (Superampliada) - Reaplicação/PPL
1º Dia - Caderno 9 - Laranja (braile e ledor) - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 5 - Amarelo - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 6 - Cinza - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 7 - Azul - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 8 - Rosa - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 8 - Rosa (Ampliada) - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 8 - Rosa (Superampliada) - Reaplicação/PPL
2º Dia - Caderno 11 - Laranja (braile e ledor) - Reaplicação/PPL

Portões do Enem já estão abertos; veja fotos