Topo

Esse conteúdo é antigo

Villa: Falas mostram que Bolsonaro não sabe para que serve o Enem

Na avaliação do historiador e colunista do UOL, Bolsonaro desmoraliza imagem educacional do Brasil - Adriano Machado/Reuters
Na avaliação do historiador e colunista do UOL, Bolsonaro desmoraliza imagem educacional do Brasil Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 14h32Atualizada em 22/11/2021 14h34

Para o historiador Marco Antonio Villa, colunista do UOL, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) expôs não saber nada sobre o funcionamento do Enem ao criticar publicamente o teor das questões da prova.

"Toda sua fala mostra, infelizmente, um presidente absolutamente despreparado para o cargo", disse Villa ao UOL News, programa do Canal UOL. O primeiro dia de provas do Enem 2021 ocorreu ontem.

"Ele não sabe para que serve o Enem e nem como são elaboradas as questões do Enem", disse ele. "Essa história de que ele não teve participação: isso é óbvio. Não cabe ao presidente da República acompanhar e saber o conteúdo da prova", afirmou Villa.

Na manhã de hoje, Bolsonaro disse que o Exame Nacional do Ensino Médio "está mudando" e criticou o que considera questões ideológicas na prova, mas sem citar perguntas em específico.

Na semana passada, o presidente disse que o Enem estava "ficando com a cara do governo", o que gerou temor de que estivesse ocorrendo alguma interferência no exame, algo que foi negado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Na conversa com apoiadores na manhã de hoje, Bolsonaro voltou a negar que tenha interferido no conteúdo do exame, apesar das falas ditas anteriormente por ele mesmo.

Às vésperas da edição de 2021, denúncias de supostas interferências nas questões do exame passaram a surgir. No início do mês, mais de 30 servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) pediram exoneração do órgão.

"É mais um retrato do Brasil sombrio da Presidência Jair Bolsonaro", lamentou Villa, que disse que o governo federal "desmoraliza" o país "no campo da educação no exterior".