Enem 2021: Levo máscara extra? Que horas chegar? Tire dúvidas do 2º dia
O segundo e último dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 acontece amanhã, quando os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza. No fim de semana passado, no domingo (21), eles fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e a redação.
Apesar da melhora na situação da sanitária no país, o exame ainda acontece em meio à pandemia do coronavírus —por isso, o uso de máscara permanece obrigatório durante toda a prova.
Mas, afinal, o que o candidato deve levar para fazer o Enem? É preciso levar máscara extra e álcool em gel? Que horas abrem e fecham os portões? Qual será a duração das provas? Veja, a seguir, perguntas e respostas:
O que devo levar para fazer o Enem?
Para fazer a prova, de acordo com o edital do Enem, é obrigatório levar:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- Documento de identificação original e com foto;
- Máscaras de proteção contra a covid-19.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo Enem, aconselha que os candidatos levem álcool em gel.
Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Você não poderá usar como identificação certidão de casamento ou de nascimento nem carteirinhas de estudante ou de clubes.
O que não devo levar para fazer o Enem?
Outros materiais, como lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, celular e relógio não podem ser utilizados no Enem.
Se o participante estiver com algum desses itens, ele deverá colocá-los em um envelope porta-objetos que deverá permanecer lacrado durante toda a prova. Caso contrário, ele será eliminado do exame.
Vale lembrar que, como a leitura dos gabaritos do Enem é feita por uma máquina que detecta apenas a cor preta, a cor azul não é permitida em toda a prova. Veja a relação completa dos materiais proibidos.
E se o meu celular tocar?
Se o seu celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico tocar durante a prova, mesmo que seja um alarme, você será eliminado.
Por isso, caso leve algum desses equipamentos, confira se ele está mesmo desligado antes de colocá-lo no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador do exame.
Onde vejo o meu local de prova?
O local de prova de cada candidato pode ser consultado no cartão de confirmação da inscrição, disponível na Página do Participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão impresso.
Que horas devo chegar?
Para evitar imprevistos, é recomendável que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência. No Enem, os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília).
Vale lembrar que, devido à pandemia do coronavírus, é recomendado evitar aglomerações durante a espera da entrada nos locais de prova.
As provas, por sua vez, começam às 13h30. Neste segundo dia do Enem, o encerramento será às 18h30 —os candidatos terão, portanto, um total de cinco horas para resolver todas as questões do exame.
Posso levar lanche?
Sim, é permitido levar lanche. Todos os candidatos, no entanto, devem permitir que o chefe de sala faça uma vistoria dos alimentos, para evitar que sejam colocadas "colas" dentro deles.
Quando sai o gabarito oficial?
O Inep tem até três dias úteis após o segundo dia de provas para divulgar o gabarito oficial. Ou seja, as respostas devem sair até quarta-feira (1º de dezembro). O gabarito será divulgado no site do Enem (enem.inep.gov.br) e pelo aplicativo.
Principais horários
- Abertura dos portões: 12h (todos em horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 2º dia: 18h30
Onde faço a prova?
O local de prova estará indicado na Página do Participante, no site do Enem.
E se eu tiver covid?
Os estudantes que tenham sintomas ou diagnóstico de covid-19 e outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer à prova. Esses participantes devem solicitar a reaplicação pela Página do Participante, entre 29 de novembro a 3 de dezembro. É preciso anexar documentação que comprove a condição de saúde.
Segundo o órgão, a os documentos devem ter o nome completo do participante, o diagnóstico e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Deve, também, estar legível e com a assinatura e a identificação do profissional que atesta a situação, incluindo o registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.