Topo

Com queda de inscritos, último Enem sob Bolsonaro tem 1º dia de prova

Enem é aplicado em dois domingos diferentes; hoje, candidatos respondem questões de humanas e linguagens, além da redação - André Porto/UOL
Enem é aplicado em dois domingos diferentes; hoje, candidatos respondem questões de humanas e linguagens, além da redação Imagem: André Porto/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/11/2022 04h00

O primeiro dia de aplicação do Enem 2022 acontece neste domingo — há 3,4 milhões de inscritos, o menor número em 17 anos do Exame Nacional de Ensino Médio. Esta é a última edição realizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) —nos últimos quatro anos, a prova passou por turbulências e denúncias de supostas tentativas de interferência.

Recém-eleito em 2018, Bolsonaro criticou uma pergunta da prova que tratava do "dialeto secreto" usado por gays e travestis. Numa entrevista para o apresentador José Luiz Datena, ele afirmou que na sua gestão o MEC (Ministério da Educação) não traria de "assuntos dessa forma".

Os portões dos locais de prova serão abertos 12h e a prova terá início às 13h30 (horário de Brasília). O segundo dia de exames acontece no dia 20 de novembro.

Enem na reta. Nos últimos anos, o exame, que se tornou a principal porta de entrada ao ensino superior esteve na mira do governo Bolsonaro — além de o presidente criticar perguntas da prova, seus ministros sinalizaram que queriam ter acesso prévio às questões.

Foi também durante sua gestão que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame, passou pela pior crise de sua história. Dezenas de servidores pediram exoneração às vésperas do Enem 2021 e criticaram a falta de critério técnico nas decisões do órgão.

Sob o governo Bolsonaro, o instituto teve cinco trocas na presidência e sucessivas mudanças na liderança das diretorias do órgão.

De acordo com servidores ouvidos pelo UOL, a situação só melhorou de agosto deste ano para cá com a última troca na presidência — Carlos Moreno, servidor de carreira e com experiência técnica, assumiu o comando do Inep naquele mês.

Ditadura de fora. No primeiro ano da gestão Bolsonaro, o Enem 2019 não trouxe questões relacionadas ao tema da ditadura militar — o que não ocorria desde 2009.

De 2019 até a edição do ano passado, as provas não apresentaram o tema. Em 2021, Bolsonaro pediu ao então ministro da Educação Milton Ribeiro que trocasse "golpe de 1964" por "revolução" nas questões do exame.

Após a aplicação do Enem 2021, Bolsonaro disse que gostaria de perguntar, no Enem, quem foi o primeiro general que comandou o Brasil em 1964 — ou seja, após o golpe militar.

"Não vou discutir se foi ou se não foi ditadura militar. Mas eu queria colocar uma questão, se pudesse: quem foi o primeiro general que assumiu em 1964? Foi Castello Branco. Em que data? Eu queria perguntar. Duvido que a imprensa acertaria", disse o presidente.

Humberto de Alencar Castello Branco, que governou o país entre 1964 e 1967, consolidou o regime autoritário no país (que durou até 1985). O general assinou o Ato Institucional número 2, que extinguiu os partidos existentes no Brasil e ampliou o número de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de 11 para 16, assegurando maioria favorável ao governo — proposta que Bolsonaro chegou cogitar durante a campanha eleitoral deste ano.

A ditadura militar brasileira deixou 434 mortos ou desaparecidos em 21 anos, de acordo com levantamento da CNV (Comissão Nacional da Verdade). Além disso, a ONG Human Rights Watch calcula que 20 mil pessoas tenham sido torturadas durante o período.

Comissão da censura? Em 2019, o governo Bolsonaro criou uma comissão para decidir quais questões entrariam ou não na edição do Enem. No ano seguinte, foi revelado que o grupo sugeriu a troca de "ditadura" para "regime militar".

Reportagem do UOL mostrou que outros temas como igualdade de gênero e movimentos sociais foram criticados por Bolsonaro e seus aliados. Em janeiro de 2021, após aplicação do exame, o presidente criticou uma pergunta que falava da desigualdade salarial entre os jogadores Marta e Neymar.

Em meio à crise do Inep no ano passado, Bolsonaro chegou a falar que o Enem começava a "ter a cara do governo". Dias depois, negou ter acesso a prova e o então ministro explicou a frase do chefe: "cara do governo no sentido de competência, honestidade, seriedade".

Apesar da declaração do presidente, o MEC está centro de denúncias de corrupção no governo Bolsonaro — o próprio ministro Milton Ribeiro chegou a ser preso por envolvimento em um suposto esquema de liberação de verba para municípios ligados a dois pastores. Ele foi solto no dia seguinte.

Como é a prova do Enem. Hoje, os participantes precisam responder 90 perguntas relacionadas a ciências humanas e linguagens. Eles também devem produzir uma redação com tema determinado pelo Inep.

De acordo com o edital do Enem, é obrigatório levar:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Documento de identificação original e com foto.

O uso de máscara de proteção contra a covid-19 não será obrigatório e os candidatos devem seguir a legislação de cada estado. O UOL reuniu outros materiais que são recomendados e quais não devem ser levados.

Já no domingo que vem (20), os alunos terão 90 perguntas das provas de matemática e ciências da natureza para responder. Sem redação, a prova durará 30 minutos a menos — encerrando às 18h30.