Topo

MEC diz que órgãos investigam possíveis inscrições falsas em Enem passados

Ministro da Educação, Victor Godoy, durante coletiva de imprensa sobre o Enem 2022 - Divulgação/MEC
Ministro da Educação, Victor Godoy, durante coletiva de imprensa sobre o Enem 2022 Imagem: Divulgação/MEC

Do UOL, em São Paulo

21/11/2022 12h35Atualizada em 21/11/2022 12h35

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse hoje que o TCU (Tribunal de Contas da União) e a CGU (Controladoria-Geral da União) têm uma investigação em andamento sobre supostos números inflados na quantidade de inscritos em edições anteriores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Godoy, no entanto, não deu muitos detalhes e afirmou que a investigação é sigilosa. "O que eu posso dizer é que foram levantados alguns indícios de manipulação nas inscrições, foram infladas nas bases do Inep [órgão responsável pelo Enem] e foi enviado para os órgãos de controle para apuração", disse o ministro.

A reportagem procurou o TCU e a CGU para confirmar a informação e saber quando a investigação foi iniciada, mas não teve retorno. Se enviado, o texto será atualizado.

Queda nos inscritos. Godoy falou da investigação ao ser questionado sobre a queda no número de inscritos do Enem deste ano. A edição de 2022, por exemplo, recebeu 3,4 milhões de inscritos —o menor número em 17 anos do exame.

O ministro também citou o número de alunos formados no ensino médio anualmente e que o total de inscritos de 2022 superou esse valor. "Foi um exame de sucesso. Tivemos pouco casos de reaplicação e as taxas de abstenção foram dentro da normalidade histórica", afirmou Godoy.

A prova foi aplicada nos últimos dois domingos, 13 e 20 de novembro. O primeiro dia teve abstenção de 27,9%, já no segundo dia 31,9% dos inscritos faltaram.

Dupas elogiado. O chefe do MEC participou de entrevista coletiva sobre o Enem e, antes das perguntas, fez uma "menção elogiosa" ao ex-presidente do Inep Danilo Dupas. A gestão de Dupas ficou marcada por muitas polêmicas e pela pior crise no órgão.

Ao ser questionado sobre o motivo de elogiar Dupas, já que sua gestão foi marcada por polêmicas e pela pior crise no órgão, Godoy minimizou e afirmou que o ex-presidente fez uma "gestão de melhorias significativas".

Como exemplo, o ministro citou a então investigação encaminhada aos órgãos de controle sobre o número de inscritos.

Cronograma Enem 2022

  • Divulgação do gabarito oficial: 23 de novembro de 2022
  • Solicitação de reaplicação da prova: 21 a 25 de novembro de 2022
  • Reaplicação/Enem PPL: 10 e 11 de janeiro de 2023
  • Divulgação do resultado: 13 de fevereiro de 2023