SP diz que afastou responsáveis por 'graves erros' em slides usados em aula
O governo de São Paulo disse hoje que afastou os servidores responsáves pelos "graves erros" no material digital produzido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A decisão aconteceu após o UOL revelar uma série de erros nos slides de disciplinas como biologia e história.
O que aconteceu
Os servidores afastados fazem parte da equipe de coordenadoria pedagógica. O governo Tarcísio não disse, entretanto, o número de servidores afastados nem quem são eles.
Um dos slides da secretaria da Educação afirma que Dom Pedro 2º, e não sua filha, a Princesa Isabel, assinou a Lei Áurea em 1888. Em outro, a pasta diz que a cidade de São Paulo tem praias. O governo estadual afirmou que as informações foram "retificadas e atualizadas".
Os slides são uma proposta do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em ter um material 100% digital produzido pela pasta. As apresentações são ofertadas aos professores desde abril deste ano. Ao todo, são mais de 6 mil aulas prontas.
A coordenadoria pedagógica da instituição vai reforçar a equipe de revisão para que haja aprimoramentos constantes nos recursos didáticos, sempre em total harmonia com o currículo paulista.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
O secretário da Educação, Renato Feder, anunciou em agosto que o governo iria usar os slides como conteúdo único de formação, abrindo mão de cerca de 10 milhões de livros fornecidos pelo Ministério da Educação. Após repercussão negativa, ele recuou. Antes disso, o governador chegou a afirmar que o material digital foi criado para "aprofundar o conteúdo".
Erros em história e biologia
"A proibição do uso de biquínis foi adotada por Jânio Quadros em 1961, quando ele era prefeito de São Paulo. Ele emitiu um decreto vetando o uso de biquínis nas praias da cidade", diz um dos slides das turmas do 9º ano.
Jânio realmente proibiu o biquíni, mas quando presidente e nas praias do Brasil — até porque a capital paulista não fica no litoral. Jânio foi de fato prefeito da capital, mas em períodos distintos do relatado pela aula digital: de 1953 a 1955 e de 1986 a 1988.
Deixe seu comentário