Topo

Trinta melhores notas por escola mudam ranking do Enem

Em São Paulo

24/12/2014 09h25

No ranking geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, escolas pequenas dominaram as primeiras posições, mas, quando a análise recai para os 30 melhores alunos de cada colégio, a listagem se modifica e grandes unidades aparecem no topo. Com esse critério, há apenas cinco escolas com menos de cem alunos entre as 50 melhores médias - na lista geral, são 19 no topo.

Na cidade de São Paulo, as duas primeiras posições eram ocupadas no ranking geral por escolas com menos de 70 alunos. Na classificação feita a partir do desempenho dos 30 melhores, escolas com mais de 240 alunos passam a liderar.

Comparar escolas que têm muitos alunos com unidades pequenas acaba sendo favorável para o segundo grupo, uma vez que a média destas tende a ser maior. Essa tem sido uma crítica recorrente de escolas e especialistas em educação ao formato de divulgação do Enem.

Pela primeira vez, a média dos 30 melhores alunos de cada escola foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.

"Um dos esforços foi comparar escolas de tamanho diferentes. Posso ter uma escola grande, mas quando olhada pelos seus 30 melhores alunos, é tão boa quanto escolas pequenas. E pode ser melhor estar em escolas maiores, que tem todo tipo de aluno", disse o presidente do Inep, Francisco Soares.

Na lista dos melhores entre os melhores, o Colégio Bernoulli, de Minas, figura na 1ª colocação do país - a escola, que teve 300 participantes no Enem, já havia conseguido a 2ª colocação geral. Enquanto sua média total é de 722,64, os 30 melhores alunos obtiveram 806,70. A nota objetiva engloba Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O 1º colocado no ranking geral, por exemplo, o Objetivo Integrado, de São Paulo, cai para a 15ª colocação no Brasil e 4ª na capital com essa comparação. A escola tem apenas 44 alunos, todos participantes do Enem. O Bandeirantes, com 440 participantes no Enem, aparece na 1ª colocação da capital paulista e do Estado de São Paulo com esse critério. Fica em 2º no Brasil . "Esse resultado não é artificial, porque nem o Bernoulli nem o Bandeirantes montaram um colégio especial com os melhores alunos para se sair bem", disse o diretor do colégio, Mauro de Salles Aguiar.

Subida

O Etapa subiu da 66ª posição geral para a 3ª no país - fica em 2º na capital e no Estado. É a escola com mais alunos no Enem entre as mais bem colocadas: 526. "Fazer educação boa inclui alunos que não são de ponta. Essa divulgação é uma forma de combater a proliferação de escolas de poucos alunos", disse o diretor do Etapa, Carlos Eduardo Bindi.

Para o professor aposentado da UFBA (Universidade Federal da Bahia) Carlos Cipriano Luckesi, os bons resultados são reflexo de grandes investimentos. "Esses grandes colégios investem muito dinheiro e têm muitos estudantes para suportar toda essa estrutura." Procurada, a direção do Objetivo Integrado não respondeu. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.