Topo

Jovem é apontada como responsável pela morte de estudante na Unicamp

Estudante Denis Casagrande, que foi morto em festa na Unicamp - Reprodução/Facebook
Estudante Denis Casagrande, que foi morto em festa na Unicamp Imagem: Reprodução/Facebook

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

24/09/2013 10h14Atualizada em 24/09/2013 13h40

Uma jovem de 20 anos foi apontada ontem (23), pelo namorado, como autora das facadas que mataram o estudante Denis Papa Casagrande, 21, na madrugada de sábado (21) dentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O caso aconteceu após uma confusão em uma festa realizada dentro da universidade.

A informação veio de Anderson Mamede, 20, que chegou a ser apontado como autor do crime, mas que ontem, depois de depoimento dado na Delegacia Seccional, disse, em entrevista, que a namorada agiu em legítima defesa. “Foi legítima defesa. O cara tentou agarrar ela e ela se defendeu”, disse. A jovem, que saiu com ele da delegacia, ficou em silêncio.

Na hipótese inicial levantada pela polícia, a menina teria sido pivô do desentendimento que iniciou a briga, e Mamede seria o autor das facadas. Ontem, no entanto, ele negou essa informação. Ele confessou ter agredido Denis com o skate e com socos.

Após as declarações, por volta das 23h30 de ontem, uma equipe da polícia saiu em diligência, acompanhada da jovem, e foi até a Unicamp. Quase uma hora depois, o grupo voltou à Seccional com um objeto que lembrava uma faca.

Segundo policiais que pediram para não ser identificados, a jovem levou as autoridades até a arma, que teria sido escondida na Unicamp. Oficialmente, a Polícia Civil informou, na manhã de hoje, que a informação ainda não poderia ser confirmada.

Outra testemunha confirma autoria

Seis pessoas foram ouvidas ontem pela polícia em oitivas que duraram aproximadamente 13 horas. Além dos depoimentos, a polícia esteve na casa dos suspeitos para coletar roupas que possam conter o sangue de Denis. As testemunhas passarão por exames no IML (Instituto Médico Legal) e serão solicitadas imagens das câmeras da Unicamp para tentar determinar quem é o autor das facadas que mataram Casagrande.

Além da declaração de Mamede, a mãe de um adolescente de 17 anos que estava no local do crime e é suspeito de participar do assassinato também declarou que ouviu a jovem confirmar o crime. A mulher, que é professora de idiomas e pediu para não ser identificada, afirmou que estava na sala quando a garota confessou a autoria do crime durante seu depoimento.

Segundo a mulher, a jovem alegou que perdeu o controle e desferiu a facada após os participantes do evento começaram a hostilizar o grupo punk do qual ela fazia parte, iniciando uma briga geral. Ainda segundo a mãe do adolescente, a garota teria dito que se sentiu acuada e agredida.

Delegado ainda não confirma

Procurado, o delegado responsável pelo caso, Rui Pegolo, não pode falar com a reportagem do UOL na manhã de hoje. À imprensa de Campinas, ele disse, ontem, que não era possível confirmar a confissão e que o inquérito não havia sido concluído, mas informou que houve avanço nas investigações. Questionado se foi a menina que matou o rapaz, ele não confirmou, nem negou.