Topo

Professores estaduais do RJ decidem manter greve que completa 2 meses

Do UOL, em São Paulo

08/10/2013 18h59

Os profissionais da rede estadual da educação decidiram em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (8) manter a greve que completa hoje dois meses. Eles dizem que a governo interrompeu as negociações há duas semanas co.

A categoria se reunirá amanhã em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) para pedir o apoio dos deputados na mediação de uma negociação com o governo.

Segundo a Seeduc (Secretaria de Estado da Educação), cerca de 700 profissionais (dos 91 mil que fazem parte da rede) estão paralisados.

O governo afirma está cortando o ponto dos grevistas desde 26 de setembro, medida tomada após uma decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro favorável ao Estado. O TJ-RJ decidiu ainda que a greve dos servidores estaduais é ilegal e determinou o pagamento de R$ 300 mil por dia, caso os funcionários não voltem às aulas.

Entre os principais pontos de discussão entre a Seeduc e o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) estão o aumento salarial para a categoria, a carga horário de funcionários administrativos e mudanças na distribuição das disciplinas.