Topo

Aluna de graduação da UnB é aceita no doutorado em Harvard

Diogo Lopes de Oliveira

Da Agência de Notícias da UnB

20/02/2013 06h00

Fernanda Ferreira, 23, ainda não terminou a graduação em ciências biológicas da UnB (Universidade de Brasília) e já foi aceita para realizar seu doutorado na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos.

Participante do programa de Iniciação Científica da universidade, ela se inscreveu para o doutorado de uma das universidades mais prestigiadas do mundo para aprofundar seus estudos em virologia.

“A UnB tem uma estrutura excelente em pesquisas com plantas, mas eu gostaria de trabalhar com os vírus humanos, e Harvard dispõem de mais de 50 professores que pesquisam esses vírus. Foi isso que me chamou a atenção e me fez tentar o doutorado por lá”, conta.

Fernanda deve ficar de cinco a sete anos em Boston. Durante um ano e meio, ela passará por três laboratórios diferentes antes de escolher um para trabalhar. Nesse período, a estudante receberá uma bolsa do programa de doutorado de Harvard.

Periodicamente, um comitê composto por professores da universidade norte-americana avaliará o desempenho da aluna. “Quando eles considerarem que tanto a pesquisa quanto o pesquisador estão prontos, me darão a permissão para apresentar uma tese. Devo publicar uma tese e uma compilação de artigos que escreverei ao longo dos próximos anos”, afirma.

Seleção

Além de coletar cartas de recomendação de professores brasileiros, Fernanda teve de escrever um texto justificando a escolha pela universidade e passar em provas de proficiência em inglês (Toefl) e o GRE (Graduate Record Examinations), que testa seu conhecimento matemático e de inglês.

Em dezembro, ela foi convidada para um final de semana em Harvard. Fernanda voltou ao Brasil no dia 28 de janeiro, depois de passar por seis entrevistas, cada uma com cerca de 40 minutos, com professores do programa de Virologia da Harvard.

No processo de seleção, o idioma não foi um problema: ela foi alfabetizada em inglês. Até os cinco anos, a aluna da UnB morou no Canadá, onde seus pais fizeram doutorado em Geologia.

“Depois, vim para Brasília. Passei seis meses numa escola brasileira sem falar uma palavra de português e fui pra Escola Americana onde terminei o ensino médio, antes de vir para a UnB”, relembrou.

A viagem de Fernanda está marcada para setembro. Antes de embarcar, Fernanda vai concluir o bacharelado em março e a licenciatura em julho. Até a viagem, a aluna continua com seus projetos de pesquisa: o de defectivos interferentes, orientado pelo professor Renato Resende, e uma pesquisa de filogeografia com o pesquisador Fernando Lucas de Melo, ambos do Instituto de Ciências Biológicas.

Champanhe para comemorar

Na tradição do Laboratório de Virologia Vegetal, a cada vez que um novo artigo é publicado, abre-se uma garrafa de champanhe, que é etiquetada com a referência do estudo. As garrafas ficam dispostas uma ao lado da outra em cima de um armário dentro do laboratório, como se fossem troféus.

A conquista de Fernanda foi comemorada logo após ela receber a ligação de um dos professores de Harvard, avisando que havia sido aceita. “A alegria foi muito grande. Comemorei primeiro com minha irmã e meus pais e depois com os colegas do laboratório”.