Topo

MEC libera ingresso de novos alunos na Gama Filho e UniverCidade

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 11h35

O MEC (Ministério da Educação) autorizou a reabertura dos vestibulares da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, mantidas pela Galileo Educacional. No início do mês, as duas instituições divulgaram a demissão de 348 professores. As instituições enfrentaram diversas greves de professores e funcionários neste ano por falta de pagamento. 

Mais sobre ensino superior

  • Apenas 27 instituições de ensino superior recebem "nota máxima" do MEC; veja quais são

  • Consulte a nota de seu curso no Enade 2012; 30% ficaram abaixo da média

  • Christian von Ameln/Folhapress

    USP despenca em ranking global de universidades; confira as melhores instituições do mundo

O despacho da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) que autoriza a reabertura foi publicado no Diário Oficial da União de ontem.

Segundo o MEC, a decisão foi tomada após a confirmação de pagamento dos salários atrasados e da volta às aulas nas instituições e a assinatura de um acordo que determina "medidas saneadoras a serem tomadas para a recuperação das instituições de ensino superior administradas pelo Grupo Galileo".

De acordo com o MEC, caso as atividades acadêmicas voltem a ser interrompidas, medidas cautelares podem ser impostas novamente. 

Crise da Galileo

A crise que atinge duas das maiores redes de ensino superior privado do Rio de Janeiro se agravou em 2012. Na época, o grupo Galileo demitiu 410 profissionais de educação. Muitos dos professores demitidos ainda não receberam o dinheiro referente à rescisão de contrato. Juntas, as duas instituições têm dívidas no valor de R$ 900 milhões, segundo a Galileo Educacional.

Em agosto, o MEC (Ministério da Educação) suspendeu a realização de processos seletivos  nas duas instituições. 

Em julho, alunos da Gama Filho chegaram a ocupar a reitoria da instituição reivindicando a saída da Galileo Educacional do controle da instituição. 

Confira como foi a ocupação da reitoria da Gama Filho