Topo

No Reino Unido, universidade quer adotar banheiros para transgêneros

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 18h30

A Universidade de Sussex, em Brighton, pode ser a primeira no Reino Unido a adotar três tipos de banheiros no campus: um para homens, outro para mulheres e o terceiro para transgêneros. A informação é do site britânico “Daily Mail”.

Veja também

  • AP Photo/Robert F. Bukaty

    Aluna transgênero processa escola por proibir uso de banheiro feminino

    • Divulgação/Transgender Legal Defense and Education Fund

      Pais denunciam escola por proibir criança transgênero de usar banheiro das meninas

    • Jason Franson/AP Photo/The Canadian Press

      "Não posso ser uma menina e ser feliz", diz aluno transgênero de 11 anos

A mudança foi um pedido da associação de alunos da universidade e tem o objetivo de fazer com que todos se sintam bem-vindos no prédio.

Ao “Daily Mail”, o estudante Imogen Adie disse que se trata de “um trabalho emocionante”. “Nós queremos derrubar as barreiras e tornar a universidade um lugar mais acolhedor para todos. Eu acho que a universidade está realmente aberta para isso. A Universidade de Sussex é uma comunidade aberta e queremos que as pessoas saibam”.

A ideia, porém, não agrada toda a comunidade acadêmica. Alguns dizem que a sugestão é “estúpida” e que a associação deveria discutir outras coisas. “Não há nada melhor para discutir? Que desperdício de tempo!”, disse um estudante de história.

Pelo Facebook, a associação de alunos tem pedido sugestões sobre que tipo de sinal deve ser usado na porta dos banheiros para transgêneros. O objetivo é que o símbolo seja reconhecido inclusive pelos estudantes estrangeiros.

Um porta-voz da universidade disse que o assunto foi levantado pelos estudantes e que a ideia está sendo discutida.

Em 2009, Universidade de Staffordshire, também no Reino Unido, adotou banheiros para transgêneros em sua boate, depois que a ideia foi debatida pela associação de estudantes.