Topo

Justiça marca nova reunião com alunos que ocupam escolas em SP

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 14h06

A Justiça de São Paulo decidiu marcar uma nova reunião com alunos que ocupam desde a semana passada as escolas Fernão Dias e Salvador Allende, nas zonas oeste e leste da capital. O encontro, uma tentativa de conciliação, será realizada na próxima quinta-feira às 14h

Na sexta (13), uma reunião entre representantes da Secretaria da Educação e dos manifestantes da Fernão Dias acabou sem acordo. Na mesma data, o juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública decidiu suspender a reintegração de posse das escolas.

O Governo de SP, então, recorreu da decisão em primeira instância e, nesta terça, o relator Coimbra Schmidt, da 7ª Câmara de Direito Público, decidiu marcar uma reunião para que as partem tentem novamente um acordo.

Reorganização

A reorganização foi anunciada no final de setembro pelo governo do Estado. Desde o começo de outubro, estudantes têm organizado protestos contra as medidas. Eles fizeram algumas passeatas e atos.

Com a mudança da rede, 93 escolas serão fechadas no Estado de São Paulo, 754 terão ciclo único. A intenção do Estado é ter colégios com ciclo único, ou seja, com alunos de apenas uma das etapas de ensino: fundamental 1 (anos iniciais), fundamental 2 (anos finais) e ensino médio. Por conta da reestruturação, 311 mil alunos serão transferidos.