Topo

Manifestação de estudantes bloqueia Rodovia Raposo Tavares

Kevin David/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Kevin David/Futura Press/Estadão Conteúdo

Fernanda Cruz

Da Agência Brasil, em São Paulo

07/12/2015 08h54

Estudantes de São Paulo fizeram, na manhã de hoje (7), um protesto que bloqueia quatro faixas da Rodovia Raposo Tavares, altura do cruzamento com a avenida Benjamim Mansur, no sentido capital paulista. Apenas uma faixa nesse sentido estava liberada para o trânsito por volta das 8h, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os alunos são contrários à reorganização escolar no estado anunciada no final de outubro.

Por volta do meio-dia, a via já tinha sido liberada para o tráfego.

A Polícia Militar informou que acompanhava o protesto desde as 7h20 e que não fez contagem do número de manifestantes.

Na semana passada, além das ocupações em cerca de 200 escolas, os estudantes bloquearam avenidas importantes da capital paulista. Os protestos foram reprimidos pela polícia, com uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, para desobstruir as vias.

Na sexta-feira (4), o governador Geraldo Alckmin recuou na proposta de implementar a reorganização, que tinha o intuito de separar estudantes por ciclo escolar, e disse que rediscutirá a medida. Os estudantes decidiram, porém, manter as ocupações por entenderem que o governo precisa formalizar sua posição e esclarecer os próximos passos da discussão que está sendo proposta.