Topo

Estudantes fazem manifestação em defesa da educação em São Paulo

Bruno Bocchini

Da Agência Brasil, em São Paulo

21/12/2015 19h22

Estudantes da rede pública de ensino do estado de São Paulo voltaram a fazer hoje (21) uma manifestação na capital paulista em defesa da educação. O ato foi convocado pelo Comando das Escolas em Luta, composto pelos estudantes que participam das ocupações. Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, há atualmente 40 escolas ocupadas por estudantes.

Eles criticam a reorganização escolar proposta pelo governo do estado e revogada no início do mês, mas que deve ser implementada em 2017. Os estudantes pedem ainda que alunos e pais sejam ouvidos e participem da gestão escolar no estado. “Queremos que o governo abandone a ideia da reorganização. E reivindicamos a nossa participação e dos pais na administração escolar”, disse a estudante Marcela Jesus, da Escola João Kopker, na Luz, em São Paulo.

Os alunos estavam concentrados às 18h30 no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), de onde sairiam em passeata.

O projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, já revogado, previa o fechamento de 94 escolas e a transferência de cerca de 311 mil estudantes para instituições de ensino na região onde moram. O objetivo da reorganização, segundo a secretaria, era segmentar as unidades em três grupos, conforme a idade e o ano escolar. De acordo com o órgão, a segmentação poderia melhorar o rendimento dos alunos.

Em nota, a secretaria disse que tem atuado para entregar escolas melhores, com ambientes mais preparados para cada faixa etária e com profissionais capacitados para atender os estudantes. De acordo com a secretaria, manter os alunos da mesma idade juntos é prática comum de alguns dos melhores colégios do país e de países referência em educação.