Topo

Gregório Duvivier sugere encontro com alunos de colégio que cancelou prova

Gregório Duvivier em "Greg News" - Divulgação/HBO
Gregório Duvivier em "Greg News" Imagem: Divulgação/HBO

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 07h48Atualizada em 11/10/2019 10h28

O ator e escritor Gregório Duviver se ofereceu para encontrar alunos do colégio Loyola, em Belo Horizonte, após a instituição cancelar uma prova de Língua Portuguesa que tinha um texto seu crítico ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em uma publicação no Twitter na noite de ontem, Duvivier disse que estará na capital mineira no início de novembro e que poderia aproveitar a ocasião para debater a crônica escrita por ele e a "censura" promovida pelo colégio.

"Colégio Loyola em BH usou um texto meu numa prova e um grupo de pais de direita conseguiu cancelar a prova. Sinto muito pelos professores e alunos da escola. Dia 1 estou indo a BH, se quiserem encontrar pra debater a crônica e a censura", escreveu no Twitter.

Duvivier também compartilhou na rede social uma carta de repúdio ao cancelamento da prova assinado por mais de 400 alunos e ex-alunos do colégio particular. "Uau! 450 alunos e ex-alunos do Loyola escreveram essa carta de repúdio. Obrigado mesmo. A escola já deve ter sido muito bacana para formar tanta gente crítica. Sinto muito", disse.

Ex-aluno do colégio Loyola, o jornalista Chico Pinheiro classificou como "triste" e "digna do Tribunal do Santo Ofício" (instituição da Igreja Católica também conhecida como Inquisição, que julgava supostos desvios dos ensinamentos cristãos na Idade Média) a atitude da escola

"Pensamento crítico foi algo que aprendi com João Batista Libânio, com Henrique de Lima Vaz, Ignacio Perez e muitos outros jesuítas ex-professores no Colégio Loyola. Eram tempos de ditadura. É triste ver este comportamento digno do Tribunal do Santo Ofício agora", escreveu no Twitter o apresentador do Bom Dia Brasil, da TV Globo.