Quase metade dos participantes do Enem 2019 fará a prova pela primeira vez
Quase a metade dos participantes do Enem 2019 fará a prova pela primeira vez, informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Dos 5,1 milhões de participantes desta edição, 2,4 milhões não fizeram a prova antes, o que representa 47% dos inscritos. Os exames serão realizados nos dias 3 e 10 de novembro.
Segundo o Inep, o aumento no número de inscritos pela primeira vez tem sido uma tendência registrada desde o ano passado, quando 1,8 milhão de inscritos, ou seja, 33% dos participantes, nunca havia participado do Enem. O órgão atribui o fenômeno às mudanças implementadas em 2017 para concessão de isenção no pagamento da taxa de inscrição.
"2018 foi o primeiro ano em que os participantes precisaram justificar a ausência na edição anterior para estarem aptos a pedir nova isenção em 2019. Neste ano, pouco mais de 1 milhão de inscritos (1.024.907) prestará o Enem pelo terceiro ano consecutivo", diz o comunicado divulgado no site do Inep.
Enquanto o número de inscritos pela primeira vez no exame cresceu, o total de participantes caiu ao longo dos anos. Em 2018 foram 5,5 milhões de inscritos. Em 2014, ano com dados disponíveis no site, foram mais de 8,7 milhões de inscritos, dos quais 1,4 milhão participavam pela primeira vez da prova, o que corresponde a 16%.
O Enem 2019 será aplicado nos próximos dia 3 e 10 de novembro. Os participantes podem conferir seus locais de prova no Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.
Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informações. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.
Declaração de comparecimento
Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, também disponível na Página do Participante. Para esses casos, de acordo com o Inep, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.
O instituto esclarece que não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.
Recomendações
O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.
Uma vez sabendo o local de aplicação, a dica é que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova. Isso para que os estudantes conheçam o percurso e saibam o tempo que vão gastar de casa até o local da prova.
No dia do Enem, a dica é chegar ao local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
Devido a diferenças de fuso horário no país, o MEC (Ministério da Educação) divulgou a hora local de aplicação do Enem em diferentes regiões.
Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.
Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.