Topo

Como conciliar os estudos com as comemorações de fim de ano?

As festas do final de ano pedem comemoração, mas não é o momento de distrações - iStock
As festas do final de ano pedem comemoração, mas não é o momento de distrações Imagem: iStock

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL

24/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A dica é não interromper os estudos: relaxar com a família, mas com moderação
  • Trace um cronograma com as principais matérias que precisa rever
  • Cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas

Quem está concorrendo a uma vaga nos vestibulares brasileiros provavelmente ainda tem provas pela frente - alguns vestibulares realizarão a sua segunda fase no começo de janeiro, por exemplo. Como, então, usar bem esse tempo que lhe resta para equilibrar as comemorações de fim de ano e os estudos?

De acordo com Alexandre Takata, coordenador do curso Maximize, é preciso que você entenda seus limites e como eles devem ser administrados nas festas de fim de ano. Veja algumas dicas que ele sugere para aproveitar a festança sem perder o foco.

Faça um cronograma

A primeira coisa é preparar um cronograma de estudos e saber o que vai estudar dia por dia. "Esse não é o momento de interromper os estudos. Selecione quais matérias você irá estudar, separando tempo e assuntos", afirma. Aproveite os dias 24 e 25/12 e 31/12 e 1/1 para descansar e passar o tempo com a família, porque isso será importante para ajudar a diminuir a tensão.

Pode se jogar na festa?

É importante que o estudante dê uma pequena pausa para as festas de fim de ano. Porém, os estudos já devem voltar no dia seguinte do Natal e do Ano-Novo. "Depois de muita coisa, vale a pena sacrificar um pouco mais para atingir um objetivo que será para a vida toda", pondera.

Pode viajar com a família?

Takata diz que, nesse sentido, a pessoa vai ter que colocar na balança o que é importante para ela nesse momento. O estudante pode estar precisando espairecer e descansar um pouco, ou pode querer dar um último gás importante para a próxima fase.

"Se a pessoa for viajar, ela tem que manter o cronograma de estudos. Ela vai estar passeando, mas tem que lembrar que o vestibular vale tanto quanto viajar", diz.

Pode comer de tudo?

É bom também tomar cuidado com a alimentação durante as festas de fim de ano. Muitas vezes, comidas diferentes podem causar problemas digestivos e atrapalhar o estudante no dia da prova tão esperada.

"O mais complicado de tudo isso é que a prova da Fuvest, por exemplo, é bem depois do Ano-Novo. O Natal ainda tem algumas semanas até ela e ele pode se recuperar, mas o Ano-Novo não tem uma semana para isso. Então, é bom organizar a alimentação", diz.

Pode beber álcool?

De acordo com o coordenador, as confraternizações de fim de ano são importantes para ajudar o estudante a espairecer. Porém, ele lembra que exageros não são recomendados. "Ele não pode ficar impossibilitado de estudar. Ele pode ir, mas não é bom extrapolar. Se não, ele vai ficar alguns dias se recuperando e vai perder dias de estudo", diz

"O grande problema do álcool ou de outras substâncias é que isso pode prejudicar a absorção do conhecimento. Ele talvez até consiga estudar no dia anterior, mas talvez ele não consiga absorver o que está estudando. Por isso, é bom não exagerar", afirma.