Topo

Apanhei como vocês, diz Nobel da Paz para alunos que ocuparam escolas

Kailash Satyarthi com alunos da escola estadual Fernão Dias - Lucas Rodrigues/UOL
Kailash Satyarthi com alunos da escola estadual Fernão Dias Imagem: Lucas Rodrigues/UOL

Bruna Souza Cruz e Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

26/01/2016 19h19

“Quando eu tinha 13 anos, fui preso pela polícia porque tentava ir contra [a entrada do idioma] o inglês no currículo escolar. Fui preso e apanhei como vocês. Mas se pudesse, faria tudo de novo. Os jovens têm que ocupar o mundo todo”, disse o indiano Kailash Satyarthi, ganhador do Nobel da Paz 2014, para alguns estudantes que ocuparam escolas contra a reorganização escolar em São Paulo.

A prisão do ativista foi relembrada na manhã desta terça-feira (26) durante uma aula pública sobre direito à educação no Brasil e no mundo, organizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Em várias de suas falas, Satyarthi fez questão de parabenizar os jovens pelo protagonismo na luta pela educação.

Durante os protestos, vários confrontos entre a polícia militar e manifestantes tiveram destaque nos noticiários.

“Quando eu ia para o ato, eu achava que não ia sofrer nenhum tipo repressão. A gente é menor de idade, né? Aí aconteceu tudo ao contrário. A gente apanhou muito. E foi uma coisa que me fez amadurecer bastante”, afirmou Jéssica, estudante da escola estadual Fernão Dias, sobre sua experiência durante as manifestações e ocupação do colégio.

“A gente passou a ver a escola de outro jeito [depois das ocupações]. Antes muitos [alunos] brigavam com os pais para não irem para a escola. Durante a ocupação, a gente brigava com nossos pais para ir para a escola”, comentou Ícaro, também estudante da Fernão Dias.

Após inúmeros protestos e cerca de 200 escolas ocupadas, o governo estadual anunciou o adiamento da reorganização escolar no início de dezembro. A medida previa o fechamento de 92 escolas e reorganizava as restantes por ciclo único. Desse modo, estudantes do ensino fundamental ficam em unidades diferentes do ensino médio.

Energia em potencial

Para o ativista, a mobilização dos estudantes em SP é uma amostra de todo poder que os jovens têm de lutar pelas causas em que acreditam.

“O mundo tem que conhecer, respeitar a energia dos jovens. Eles estão se levantando em todo o mundo. Mais de 100 milhões de jovens estão procurando algo para fazer na sociedade. Eles querem se provar”, ressaltou Satyarthi. “ [Por isso] Tiro o chapéu, vocês [alunos das ocupações] são maravilhosos, são nossos modelos, nossos heróis. O mundo todo precisa de pessoas como vocês”, acrescentou.

Aos jovens, o ativista aconselhou o uso da fórmula 3D: Dream (sonhar), Discover (descobrir) e Do (fazer). “Sonhe grande, mas não só para você. Sonhe por um mundo melhor. Descubra a força, o herói dentro de vocês. E não esperem. Façam! Façam agora, quebrem o silêncio.”

O indiano Kailash Satyarthi venceu o Nobel da Paz, juntamente com a paquistanesa Malala Yousafzai, pela "luta contra a opressão das crianças e pelo direito de todas as crianças à educação" promovida pelos dois.